Acadêmicos apresentam pesquisas científicas na 10ª edição do Nutriciência, realizado pelo curso de Nutrição da Universidade de Marília

O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) realizou a 10ª Edição do Nutriciência, que consiste na apresentação dos pré-projetos de pesquisa científica dos acadêmicos do 7º termo para banca examinadora constituída por docentes e nutricionistas convidados. Este ano, as apresentações ocorreram por videoconferência em plataforma digital. Além disso, houve a arrecadação de leite em pó, que serão doados ao Projeto Amor de Criança.

A Coordenadora do curso, Mara Silvia Foratto Marconato, explica que o Nutriciência é o encontro em que são apresentados os resultados obtidos nas pesquisas científicas até o momento. “São trabalhos efetuadas durante o 1º bimestre e apresentados de forma oral, posters ou e-posters, maneira adotada há um ano para reduzir o uso de papel, para a banca externa formada por docentes  e nutricionistas, egressos da casa, com titulação de mestrado e doutorado. Os três melhores são premiados, com a divulgação e premiação em agosto no dia do nutricionista”, explica.

A 10ª edição do Nutriciência contou com 33 trabalhos, sendo 20 posters, incluindo e-posters, e 13 apresentações orais. O curso de Nutrição realizou também mais uma edição da Nutriação, em que acadêmicos fizeram a arrecadação e a doação de pacotes de leite em pó, no momento da inscrição, às famílias atendidas pelo Projeto Amor de Criança. “Como sempre digo, com este evento estamos nutrindo a ciência e a alma”, destaca a Coordenadora.

A acadêmica Giovanna Giandomênico Kalaf, participou do Nutriciência com duas apresentações, um em pôster e outra de forma oral.  Para ela, foi uma grande experiência. “Fiz duas pesquisas, uma em forma de revisão bibliográfica exposta em banner, cujo tema foi ‘Benefícios da planta Monguba (Pachira Aquática) para a saúde’ e a outra, foi a apresentação do Pré-projeto do TCC de forma oral, com o tema ‘Qualidade de vida e estado nutricional de Idosos Institucionalizados e em relação à frequentadores de Centros Dia’. Com ambos tive a oportunidade de aprender a desenvolver artigos, crescendo em conhecimento e me preparando para a apresentação final do TCC”, conta.

Ainda segundo Giovanna, mesmo nervosa apresentar o projeto foi incentivador. “A princípio deu um pouco de medo, por ser um modo novo e totalmente diferente apresentar por videoconferência, mas tudo foi muito bem organizado e feito de uma forma que ficasse bom para todos. Mesmo com o cenário atual, nada deixou a desejar, foi um momento maravilhoso, incrível e único. Esta foi a primeira vez que participei de um evento científico e pretendo levar essa experiência para o meu futuro como profissional”, ressalta.

De acordo com a acadêmica Rafaela Bergamaschi, foi enriquecedor participar do Nutriciência. “Participar da 10ª edição foi inovador e me proporcionou muito conhecimento, todos os trabalhos envolvidos estavam sensacionais. Eu participei com o Pré-projeto ‘Aspectos afetivos e microbiológicos de formulações enterais no domicílio’ e realizar a apresentação pela plataforma digital foi com certeza inovador e fantástico ao mesmo tempo, 120 pessoas estavam na sala e nervosismo foi como se estivesse frente a frente, todos interagiram por completo e tenho certeza que essa edição do Nutriciência vai ficar pra história”, comemora.

Publicado por em 21 de maio de 2020 | 735