Unimar realiza o 5º Encontro de Conscientização à Luta Antimanicomial

O curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) realiza nesta quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 19h30, o 5º Encontro de Conscientização à Luta Antimanicomial, com o objetivo de apresentar métodos de tratamento humanizado. Profissionais da área da saúde foram convidados a debater no evento, que conta com o apoio do Conselho de Psicologia (CRP SP) e a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). 

Segundo a Coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Ana Lúcia Lopes dos Santos, o evento que chega a quinta edição, será ainda mais importante devido ao momento atual. “Neste ano contaremos com a participação de vários profissionais do Brasil na composição da mesa para o debate deste tema. Não poderíamos deixar de fazer e proporcionar para os alunos um encontro riquíssimo, com profissionais que atuam em frentes e que vão expor suas opiniões, visões e práticas na atuação a saúde mental no país, possibilitando grande aprendizado a todos”, destaca. 

A atividade é organizada pelos acadêmicos do 5º termo na disciplina de “Psicologia aplicada em saúde”, ministrada pela docente Ana Elídia Torres. As palestras visam proporcionar conhecimento sobre os recursos adequados para intervenção de pacientes com problemas mentais, principalmente neste momento em que o isolamento social é adotado.

De acordo com ela, a pandemia leva a reflexão sobre o tema. “A Luta Antimanicomial questiona o isolamento social, que é proposto pelos hospitais psiquiátricos como forma de tratamento para doentes mentais. Em meio à pandemia de Covid-19 estamos vivendo na pele o distanciamento de nossos familiares, amigos, faculdade, escola e muitas atividades que nos davam prazer diariamente. Por isso nos perguntamos o que se esta experiência pode nos dizer sobre a realidade vivida por pessoas em hospitais psiquiátricos? E optamos por aproveitar essas angústia para nos movimentarmos na Luta Antimanicomial”, conta. 

Ainda segundo a docente, por conta deste momento enfrentado por todos, o evento será ainda mais abrangente. “Nosso objetivo é discutir e compreender as razões da Luta Antimanicomial ainda ser tão necessária nos dias de hoje e quais os desafios que ainda não vencemos durante esses anos. O evento esse ano será online, com convidados do Brasil inteiro e parcerias muito potentes. Uma construção conjunta da Unimar com o Conselho de Psicologia (CRP SP) e a  Associação Paulista de Saúde Pública (APSP)”, ressalta

Para a Coordenadora do curso, o evento em meio a pandemia vem fortalecer a batalha. “Temos que levantar a bandeira da luta, que tem feito diferença grande ao curso e de maneira geral ao país. A luta não é um evento isolado e sim um conjunto de pensares e de reflexões, realizadas durante o mês de maio, para pensar técnicas e ações”, explica.

Confira a programação do Encontro em Conscientização à Luta Antimanicomial:  

  • 19h20: Abertura da sala
  • 19h30: Intervenção artística
  • 19h45: Mesa de abertura:
    Ana Lúcia Lopes – Coordenadora do curso de Psicologia da Unimar.
    Cezar Augusto Carvalhal Altafim – Cirurgião-Dentista da estratégia saúde da família de Marília, Mestre em gestão e saúde coletiva e Coordenador do núcleo Marília da APSP. 
    Ana Elídia Torres – Mestre em Psicologia e Sociedade e Especialização em Saúde Pública e Saúde Mental, Gestora do CRP- SP Subsede de Assis e docente da Unimar. 
  • 20h00: Apresentação de curta-metragem
  • 20h15: Mesa redonda: 
    Alex Navarro – Psicólogo do Caps AD, coordenador da região metropolitana da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e Compõe o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e o Fórum Paulista da luta antimanicomial (FPLAM)
     Maria do Carmo Cabral Carpintéro – Médica, Mestre em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde e foi Secretária de Saúde de Campinas na atual na gestão. 
    Radilson Carlos Gomes – Fotógrafo documental formado em História e especialista em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. 
  • 21h15: Debate
  • 22h: Encerramento com Vídeo dos usuários do Caps de Marília

Acadêmicos e profissionais da área da saúde podem participar através do link meet.google.com/kuq-qakt-iqw. O evento fornecerá certificado.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Publicado por em 21 de maio de 2020 | 734

Deixe um comentário

2 comentários.

  1. Daniela Terra disse:

    Boa noite. Meus amigos de faculdade e eu não conseguimos receber o certificado dessa palestra que participamos on line. como faço pra recebê-lo? Obrigada.