Unimar lança evento acadêmico “Live com os editores”

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) e o Grupo de Pesquisa “Organizações Competitivas e Inovadoras”, em parceria com a “Revista Estudos”, lançou o projeto “Live com os Editores”, visando esclarecer as principais dúvidas e aproximar os pesquisadores dos mais renomados editores de revistas acadêmicas do Brasil e exterior. O primeiro evento acadêmico contou com a participação de seis editores de periódicos das áreas do Direito e Administração e está disponível na página oficial do PPGD no youtube.

De acordo com o Coordenador do projeto, o docente Dr. Carlos Bittencourt Jorge, o evento acadêmico foi idealizado para aproximar o aluno do universo científico. “Percebemos que há muitas dúvidas sobre o universo das publicações de periódicos e definimos por iniciar um diálogo para apoiá-los, porque o projeto visa dar a oportunidade de se aproximar dos editores e dos modos operantes das revistas acadêmicas”, explica.

Segundo o também Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, os encontros serão mais uma importante ferramenta de aprimoramento aos acadêmicos. “Uma vez por mês iremos contar com a presença de editores de diversas áreas para que apresentem suas revistas e integrem a discussão sobre pontos relacionados a produção de artigos, originalidade, autoplágio, impacto das publicações, regras do Qualis, entre outros”, explica.

A primeira “Live com os editores” foi mediada pela docente Walkíria Ferrer e reuniu seis profissionais. Da área do Direito os convidados foram: o editor da Revista da Procuradoria-Geral de Fortaleza, da Revista Jurídica FA7 e da Revista da Faculdade de Direito da UFC, Alisson José Melo Maia, o editor da Revista Brasileira do Direito e Revista Brasileira de Inteligência Artificial e Direito, Fausto Santos Moura, o editor da Revista de Direitos Sociais e Políticas Públicas e Revista de Direito da UVA, Rogério Barbosa da Silva e o editor do Cadernos de Dereito Actual, Dr. Rúben Miranda Gonçalves.

Da área de Administração, os convidados foram: o editor da Revista Inteligência Competitiva, Alfredo Passos e o editor da Brazilian Journal of Marketing, Revista Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas e Revista Contabilidade, Gestão e Governança, Júlio de Carneiro da Cunha.

Para o editor Alisson José Melo Maia, que também é responsável pela elaboração de estratégias para aumentar o impacto dos periódicos, o debate foi um importante canal para a divulgação de conhecimento. “Esse debate foi bastante bem-vindo e enquadra-se nessa perspectiva de fomento dos periódicos, permitindo a difusão do conhecimento acerca das revistas que estão disponíveis aos pesquisadores do Direito, ao mesmo tempo que serve de oportunidade para apresentar as principais falhas e dificuldades encontradas nos artigos submetidos, auxiliando aqueles que têm interesse em pesquisar”, relata.

Alisson ressalta ainda que foi um prazer participar de mais um inovador projeto da Unimar. “O trabalho de editor é muito invisível e muitas vezes desconsiderado. Este evento dá voz aos editores de periódicos científicos para mostrar a relevância do trabalho realizado por nós para o progresso da ciência jurídica no Brasil. Gostaria de parabenizar a Unimar pela excelente iniciativa de promover esse debate necessário”, destaca.

O editor da Revista Inteligência Competitiva, Alfredo Passos, contou como foi a criação do periódico em 2011. “A ideia inicial foi ter um veículo que pudesse abrigar os artigos produzidos não só pelos colegas de turma, mas outros doutorandos que estivessem estudando o tema “Inteligência Competitiva”. Passados todos esses anos, a revista cresceu, expandiu suas fronteiras, publicou mais de 250 artigos científicos inéditos, que representam o que há de mais relevante e atual, em se tratando de pesquisas sobre o tema. E o desafio é continuar esse trabalho, apesar do momento complexo que vivemos não só pela pandemia, mas principalmente pela forma que a ciência e a educação vêm sendo tratada no Brasil”, conta.

Ainda segundo ele, poder falar sobre periódicos é uma grande oportunidade. “É uma honra poder falar nesse evento acadêmico da Unimar, pois sou um dos poucos editores científicos independentes do Brasil. A grande maioria das revistas acadêmicas e científicas brasileiras e mundiais são produzidas por Universidades. Portanto tem recursos financeiros, recursos humanos e materiais muito maiores. Mas, ao caminhar para os 9 anos de publicações inéditas, ininterruptas e ser um membro Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, fico feliz pela contribuição de tantos autores, que na realidade, são professores doutores, mestres, especialistas, estudantes, realizando pesquisas e assim contribuindo para a melhoria da administração no Brasil”, ressalta.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Publicado por em 5 de junho de 2020 | 426

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!