Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar encerra o primeiro semestre de aulas com seminário sobre inovação e a prática profissional na pandemia

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília (Unimar) encerrou o primeiro semestre de aulas digitais com o evento acadêmico “Semana de Lives”, que proporcionou a interação dos alunos com renomados profissionais para discussão das inovações do setor e a prática profissional em meio a pandemia. Participaram docentes e profissionais atuantes no Brasil e exterior.

De acordo com o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Fernando Netto, o evento acadêmico foi realizado para brindar o final de um excelente semestre, mesmo com tantas transformações. “Nosso curso é estruturado para ser presencial, mas todos os docentes se adequaram à nova realidade e seguimos com as aulas e projetos. Na última semana do semestre nos reunimos com os representantes de cada termo e o balanço final mostrou resultados sensacionais. Para comemorar, organizamos as lives com temas escolhidos pelos acadêmicos”, conta.

No primeiro dia, os sistemas estruturais e o funcionamento dos escritórios de arquitetura neste momento de pandemia foram os temas discutidos pelo docente Odair laurindo Rosa com os egressos Bruno Rosseto e Felipe Ceolin. No segundo dia, os profissionais apresentaram os novos procedimento na aprovação de projetos na Prefeitura de Marília, alterada dias antes do início do período de quarentena, o tema foi abordado pelos docentes Luiz Fernando Gentili e Marcelo Salmon junto ao Arquiteto da Prefeitura de Marília, Bruno Batista.

Ainda sobre mudanças nos processos marilienses, no terceiro dia o debate ressaltou o Plano Diretor da cidade que não sofre alterações há década e que está para ser atualizado, aguardando aprovação. O tema foi apresentado e discutido pelo Secretário Municipal de Planejamento Urbano, José Antônio, o Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), Luiz Eduardo Dias e a docente do curso de arquitetura e urbanismo, Sonia Moraes.

O penúltimo dia foi voltado ao papel da arquitetura através dos tempos. “A arquitetura sofreu mudanças bruscas de comportamento. Verificamos isso com a origem do saneamento básico que começou nas principais capitais que não contavam com infraestrutura básica e, com isso, desencadeou as primeiras epidemias”, detalha o Coordenador. Participaram do evento acadêmico os docentes da Unimar, Wilton Augusto Camolese e Walnyce Scalise, os arquitetos Ana Carolina Padilha e Rafael Rodrigues e os egressos da Unimar que atuam no exterior, Patricia Maria Monti e Bruno Scalisse.

Para encerrar a “Semana de Lives” os acadêmicos fizeram um tour virtual pela construção da quarta torre do Hospital Beneficente Unimar (HBU), obra que está sendo acompanhada pelos acadêmicos dos cursos engenharia e arquitetura e urbanismo. O objetivo foi apresentar aos acadêmicos o diferencial neste tipo de construção, o qual requer rígido controle de execução, para isso o debate contou com a participação da Superintendente do HBU, Márcia Mesquita

Serva Reis, o Diretor de Qualidade do Hospital, Dr. Uri Flato, a arquiteta especializada em projeto hospitalar, Maria Eunice Tosello e o Gestor de obras do Hospital, Eli Pedro Moreira.

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Wilton Augusto Camolese

Segundo o docente, Wilton Augusto Camolese, os debates fecharam com chave de ouro o primeiro semestre de 2020. “Os alunos interagiram de uma maneira que superou nossas expectativas, assim como a sociedade de uma forma geral, tendo em vista que nossa intenção de transmitir a Live via YouTube e Facebook era mesmo proporcionar este debate com a participação de qualquer pessoa que se interessasse pelos assuntos”, conta.

Para o acadêmico do quinto termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Guilherme Kumizaki de Paiva, participar da semana foi enriquecedor. “Participar das lives foi muito importante para minha carreira, porque tivemos a oportunidade de aprender através das experiências transmitidas pelos profissionais. Infelizmente foi preciso transformar as aulas presenciais em digitais, e eu apoio a decisão tomada pela Universidade, mas ficamos longe de todos e com a semana pudemos estar juntos novamente, mesmo a distância”, enfatiza. As lives foram transmitidas pelo canal oficial da Unimar no youtube e estão disponíveis ao público em geral.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Publicado por em 25 de junho de 2020 | 836

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!