ação unimar enfermagem

Cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Unimar realizam barreira sanitária na Rodoviária de Marília

Acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Universidade de Marília (Unimar), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizam barreira sanitária no Terminal Rodoviário, com aferição de temperatura, questionamento sobre sintomas da Covid-19 e orientação nutricional e de higienização de alimentos e embalagens. A ação acontece diariamente das 08h às 22h.

De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem da Unimar, Tereza Lais Menegucci Zutin, a barreira sanitária tem como objetivo diminuir a propagação da doença na cidade e região. “Nós buscamos por pacientes sintomáticos ou assintomáticos para diminuir o contágio. Para isso, os alunos aferem a temperatura e fazem perguntas para identificar um possível sintoma. Caso a pessoa apresente temperatura maior ou igual a 37,5 ºC, orientamos para que evite a viagem e siga para uma unidade de saúde, comunicando imediatamente a vigilância epidemiológica”, explica.

A coordenadora ressalta ainda importância desta ação para os acadêmicos. “Este trabalho integrado a outros cursos é muito importante para nossos alunos, porque estamos trabalhando em uma pandemia, fato que nunca presenciamos, e estamos atuando com uma logística diferenciada para desenvolver a ação, com equipamentos e paramentação, assim o aluno está adquirindo uma experiência única”, destaca.

Segundo a Coordenadora do curso de Educação Física da Unimar, Regina Célia David Galvani, a ação cria um elo de empatia com a sociedade. “Logo que a Secretaria de Saúde nos convidou, abraçamos a ideia e juntos começamos a desenvolver a ação. Estamos vivendo um momento diferente, infelizmente, e desenvolver a empatia é importante para nossos alunos, porque fazemos parte da área da saúde e precisamos pensar um nos outros. Em nossa grade oferecemos a disciplina de saúde pública, que se fala muito sobre pandemia, por isso é um momento ímpar para obter conhecimento”, ressalta.

ação unimar enfermagem

Outra orientação que vem sendo realizada na ação é referente a alimentação e higienização de alimentos e embalagens. De acordo com a Coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Marconato, cuidar destes pontos também é importante neste momento de pandemia. “Além das atividades estamos fazendo a orientação sobre a alimentação saudável e a higienização correta dos alimentos e embalagens, já que o vírus pode ficar nestas superfícies caso tenham sido manipulados por alguém com a doença”, esclarece. Ainda segundo Mara, além de contribuir com a saúde coletiva, os acadêmicos desenvolvem grande conhecimento nesta ação. “Para a formação acadêmica é extremamente importante participar deste momento, já que muitos deles estão aqui também realizando o estágio na área de saúde coletiva, portanto são ações de prevenção à doença e é uma atividade inserida basicamente relacionando a alimentação e nutrição para a prevenção de doenças”, destaca.

A acadêmica do sétimo termo do curso de Enfermagem da Unimar, Débora de Oliveira, conta que está feliz em poder contribuir. “É gratificante poder ajudar a comunidade, porque não podemos apenas pensar em nós mesmo e sim na coletividade, acredito que se todos criassem este senso as coisas poderiam melhorar mais rapidamente. Para mim está sendo enriquecedor poder ajudar nesta época de pandemia, um fato histórico para o mundo”, esclarece

A barreira sanitária está sendo realizada em dois pontos do Terminal Rodoviário, para que os exames possam ser feitos nos passageiros que desembarcam dos ônibus e nas pessoas que entram no local, sejam passageiros, acompanhantes ou funcionários. Um dos passageiros foi o vendedor Luiz Antônio Ribeiro da Silva que precisa visitar clientes em outras cidades. Ele contou que ficou mais tranquilo para seguir as viagens após passa pela avaliação. “Acho perfeita esta barreira sanitária para que a gente fique, de certa forma, mais seguro para realizar um deslocamento, porque assim como eu muitas pessoas precisam viajar a trabalho e não possuem um carro. Fiquei satisfeito ao ver esta ação”, enfatiza.

Publicado por em 29 de junho de 2020 | 1.417