COMUNICADO 12 UNIMAR – COVID-19

A partir de decisão colegiada dos membros dos Comitês de Enfrentamento da Covid-19 da Universidade de Marília e do Hospital Beneficente Unimar, desde 17 de março de 2020, as atividades e aulas teóricas vem sendo ofertadas de forma remota emergencialmente.

Alguns alunos e professores, porém, por fazerem parte de suas rotinas, atividades essenciais não pararam e determinados cenários continuaram e continuam funcionando, com o objetivo de salvar vidas.

A prioridade das duas instituições mencionadas, tanto a Universidade de Marilia como o Hospital Beneficente Unimar, é cuidar da comunidade e neste momento, foram estabelecidos alguns protocolos que visam o atendimento integral ao aluno da Universidade de Marília.

Apresentamos o fluxo:

Apresentamos alguns desdobramentos abaixo e reiteramos que cada caso pode e deve ser discutido individualmente, com os médicos responsáveis.

  1. Alunos com sintomas gripais: devem ser afastados por pelo menos 7 dias do estágio e o coordenador do estágio deve acompanhar a evolução dos alunos.
  2. Alunos com sintomas gripais que buscarem atendimento: devem procurar pela UPA-Zona Norte, onde serão avaliados e terão a conduta médica, validada pelo Comitê, de acordo com o fluxograma acima. Caso haja necessidade, o médico solicitará exames laboratoriais e de imagem.
  3. Serão coletados exames diagnósticos Covid-19 dos alunos que apresentarem sintomas gripais em consonância com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Município.
  4. No caso de teste positivo para Covid-19 (molecular), o aluno permanecerá em isolamento por 14 dias a partir do início dos sintomas e acompanhamento pelo Comitê diariamente, assim como seus pares do pequeno grupo também deverão ficar em isolamento pelos mesmos 14 dias.
  5. No caso de teste positivo para Covid-19 (sorológico IgM), o aluno realizará o teste molecular e permanecerá afastado por pelo menos 7 dias.
  6. Se algum aluno tiver contato com caso suspeito, porém com exames negativos, e estiver assintomático, não há isolamento e atividades normais.
  7. Para os alunos assintomáticos que tiverem contato com pacientes internados suspeitos, presumidos e/ou equipe, realizaremos o monitoramento e avaliação adicional caso apropriado.

Todos os casos devem ser comunicados para o Coordenador do Curso, que discutirá com a equipe: Dr. João Paulo Pilon, Dra. Camila Ribeiro (Serviço de Controle Infecção Hospitalar), Dr. Uri Flato e Dr. Piero (equipe médica, responsável pelo Protocolo).

Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – CVE
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/


Publicado por em 30 de junho de 2020 | 955

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
UPPGD Report
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD