COMUNICADO 12 UNIMAR – COVID-19
A partir de decisão colegiada dos membros dos Comitês de Enfrentamento da Covid-19 da Universidade de Marília e do Hospital Beneficente Unimar, desde 17 de março de 2020, as atividades e aulas teóricas vem sendo ofertadas de forma remota emergencialmente.
Alguns alunos e professores, porém, por fazerem parte de suas rotinas, atividades essenciais não pararam e determinados cenários continuaram e continuam funcionando, com o objetivo de salvar vidas.
A prioridade das duas instituições mencionadas, tanto a Universidade de Marilia como o Hospital Beneficente Unimar, é cuidar da comunidade e neste momento, foram estabelecidos alguns protocolos que visam o atendimento integral ao aluno da Universidade de Marília.
Apresentamos o fluxo:
Apresentamos alguns desdobramentos abaixo e reiteramos que cada caso pode e deve ser discutido individualmente, com os médicos responsáveis.
- Alunos com sintomas gripais: devem ser afastados por pelo menos 7 dias do estágio e o coordenador do estágio deve acompanhar a evolução dos alunos.
- Alunos com sintomas gripais que buscarem atendimento: devem procurar pela UPA-Zona Norte, onde serão avaliados e terão a conduta médica, validada pelo Comitê, de acordo com o fluxograma acima. Caso haja necessidade, o médico solicitará exames laboratoriais e de imagem.
- Serão coletados exames diagnósticos Covid-19 dos alunos que apresentarem sintomas gripais em consonância com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Município.
- No caso de teste positivo para Covid-19 (molecular), o aluno permanecerá em isolamento por 14 dias a partir do início dos sintomas e acompanhamento pelo Comitê diariamente, assim como seus pares do pequeno grupo também deverão ficar em isolamento pelos mesmos 14 dias.
- No caso de teste positivo para Covid-19 (sorológico IgM), o aluno realizará o teste molecular e permanecerá afastado por pelo menos 7 dias.
- Se algum aluno tiver contato com caso suspeito, porém com exames negativos, e estiver assintomático, não há isolamento e atividades normais.
- Para os alunos assintomáticos que tiverem contato com pacientes internados suspeitos, presumidos e/ou equipe, realizaremos o monitoramento e avaliação adicional caso apropriado.
Todos os casos devem ser comunicados para o Coordenador do Curso, que discutirá com a equipe: Dr. João Paulo Pilon, Dra. Camila Ribeiro (Serviço de Controle Infecção Hospitalar), Dr. Uri Flato e Dr. Piero (equipe médica, responsável pelo Protocolo).
Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – CVE
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/
Seja o primeiro a comentar!