COMUNICADO 12 UNIMAR – COVID-19

A partir de decisão colegiada dos membros dos Comitês de Enfrentamento da Covid-19 da Universidade de Marília e do Hospital Beneficente Unimar, desde 17 de março de 2020, as atividades e aulas teóricas vem sendo ofertadas de forma remota emergencialmente.

Alguns alunos e professores, porém, por fazerem parte de suas rotinas, atividades essenciais não pararam e determinados cenários continuaram e continuam funcionando, com o objetivo de salvar vidas.

A prioridade das duas instituições mencionadas, tanto a Universidade de Marilia como o Hospital Beneficente Unimar, é cuidar da comunidade e neste momento, foram estabelecidos alguns protocolos que visam o atendimento integral ao aluno da Universidade de Marília.

Apresentamos o fluxo:

Apresentamos alguns desdobramentos abaixo e reiteramos que cada caso pode e deve ser discutido individualmente, com os médicos responsáveis.

  1. Alunos com sintomas gripais: devem ser afastados por pelo menos 7 dias do estágio e o coordenador do estágio deve acompanhar a evolução dos alunos.
  2. Alunos com sintomas gripais que buscarem atendimento: devem procurar pela UPA-Zona Norte, onde serão avaliados e terão a conduta médica, validada pelo Comitê, de acordo com o fluxograma acima. Caso haja necessidade, o médico solicitará exames laboratoriais e de imagem.
  3. Serão coletados exames diagnósticos Covid-19 dos alunos que apresentarem sintomas gripais em consonância com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Município.
  4. No caso de teste positivo para Covid-19 (molecular), o aluno permanecerá em isolamento por 14 dias a partir do início dos sintomas e acompanhamento pelo Comitê diariamente, assim como seus pares do pequeno grupo também deverão ficar em isolamento pelos mesmos 14 dias.
  5. No caso de teste positivo para Covid-19 (sorológico IgM), o aluno realizará o teste molecular e permanecerá afastado por pelo menos 7 dias.
  6. Se algum aluno tiver contato com caso suspeito, porém com exames negativos, e estiver assintomático, não há isolamento e atividades normais.
  7. Para os alunos assintomáticos que tiverem contato com pacientes internados suspeitos, presumidos e/ou equipe, realizaremos o monitoramento e avaliação adicional caso apropriado.

Todos os casos devem ser comunicados para o Coordenador do Curso, que discutirá com a equipe: Dr. João Paulo Pilon, Dra. Camila Ribeiro (Serviço de Controle Infecção Hospitalar), Dr. Uri Flato e Dr. Piero (equipe médica, responsável pelo Protocolo).

Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – CVE
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download

Publicado por em 30 de junho de 2020 | 875

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!