Gestão de Qualidade Unimar EAD

O que é Gestão de Qualidade?

Compreender o que é Gestão de Qualidade é essencial, já que a boa reputação de qualquer serviço, produto ou marca pode garantir o sucesso no mercado.

Cada vez mais as empresas buscam manter a padronização de seus produtos ou serviços. Dentro disso, a gestão de qualidade atua implementando a produtividade, integrando todos os setores do negócio e proporcionando experiências positivas ao consumidor.

Caso você tenha interesse em compreender sobre os processos gerenciais e quais atividades referentes à sua pratica, continue lendo para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é gestão?

Na análise gramatical, a gestão está relacionada a administração. No entanto, ainda existem diferenças sutis entre elas. 

A gestão tem como princípios fundamentais, incentivar a participação, promover a autonomia e a responsabilidade dos colaboradores dentro de uma empresa.

O foco está na gerência, cujo processo tem como características os componentes mais humanos que a administração.

O que é gestão de qualidade?

A gestão da qualidade pode ser classificada como o sistema que auxilia os gestores na avaliação dos desejos e necessidades dos consumidores.

Para ter sucesso e admiração pelos clientes, o profissional de gestão de qualidade trabalha com estratégias e práticas que direcionam o controle de todos os processos organizacionais.

Além disso, o controle de qualidade demanda princípios, os quais devem ser aplicados para garantir o funcionamento correto, desde a produção ou execução do serviço pelos colaboradores até a entrega ao cliente.

Os princípios são:

  • Lidar com a produção;
  • Atender as necessidades dos clientes;
  • Atender as necessidades dos colaboradores.

O que é estudado neste curso?

A graduação em Gestão de Qualidade segue o modelo tecnológico e tem duração de dois anos.

Os alunos são preparados para lidar com todas as etapas do negócio, envolvendo a administração, matéria-prima ideal e métodos de produção, visando a relação custo benefício.

Essa formação proporciona um entendimento da organização como um organismo que, para funcionar, precisa compreender e valorizar todas suas etapas.

A grade curricular do curso é composta por disciplinas como:

Para ter acesso à grade curricular completa do curso de Gestão de Qualidade da Unimar EAD, clique aqui

De modo geral, o aluno desenvolve sua capacidade de estratégia e gestão de processos, operações e negócios.

Campos de atuação

Para uma atuação eficiente no mercado de trabalho, é preciso que o profissional se atente aos pilares de gestão de qualidade, empregados pelo ISO 9001.

A norma ISO 9001:2008 informa e facilita a compreensão das medidas que a empresa deve adotar para garantir a qualidade nos processos gerenciais.

Em sua atividade o profissional deve se atentar ao:

  • Foco no cliente: compreender minuciosamente o que o cliente busca e quais são as necessidades do público consumidor. Com isso, possibilita-se criar estratégias que elevem o nível de apreciação na experiencia de consumo.
  • Liderança proativa: a responsabilidade do gestor em educar os demais colaboradores parte da cultura organizacional, incentivando as tarefas e tornando o responsável de cada atividade consciente de sua importância. Para isso, a liderança deve ser bem executada e promover a criatividade.
  • Melhoria contínua: a gestão de qualidade está em constante evolução. Para que a empresa continue sendo beneficiada é preciso medidas contínuas para garantir o bom funcionamento.
  • Decisão baseada em fatos: cada tomada de decisão deve partir de uma análise ou indicadores que comprovem a necessidade de tal ação.
  • Boa relação com os fornecedores: o início da produção reflete diretamente na entrega do produto ou serviço. Por isso, a relação com os fornecedores deve ser bem estruturada, resultando em compras de materiais de boa qualidade, além de beneficiar ambos lados.
  • Visão sistêmica: o gestor que for capaz de identificar as necessidades e o funcionamento de cada setor dentro da empresa, tomará decisões mais assertivas e estratégicas.
  • Gerenciamento por processos: mapear e identificar cada parte operacional do negócio facilitará no desenvolvimento e na aplicação de melhorias, excluindo os indicadores que interferem no conjunto das atividades.
  • Conscientização dos colaboradores: a capacitação dos colaboradores pode ser uma grande ferramenta para engajar a equipe no mesmo objetivo e alcançar o sucesso.

Como aplicar?

O profissional pode aplicar esses atributos em diferentes segmentos de sua profissão, atuando como:

  • Agente fiscal metrológico: fiscalizando instrumentos de medicação, como balanças de precisão, produto e serviços, atendendo a legislação brasileira.
  • Técnico de qualidade: promovendo mudanças e processos em uma empresa para potencializar a qualidade de seus procedimentos e produtos.
  • Consultor: analisando e propondo soluções para diferentes cenários e situações organizacionais.
  • Auditor: interno ou externo de uma empresa.

Quero me profissionalizar na área, e agora?

O caminho mais indicado é buscar por um curso de graduação que ofereça excelência e desenvolva as habilidades necessárias para que você possa iniciar sua carreia no mercado de trabalho.

Quero saber mais!

Gostou das informações? Acompanhe os posts do nosso blog ou siga o nosso canal do YouTube e fique sempre atualizado sobre os conteúdos da Unimar EAD. 

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download

Publicado por em 13 de julho de 2020 | 883

Deixe um comentário

3 comentários.

  1. Wanderlei Ferreire de Araujo disse:

    Me matriculei no curso Gestão da qualidade. vou me dedicar o maximo, para finalizar o curso e obter o Conhecimento necessário para atuar nesta Área.