Gestão de Qualidade Unimar EAD

O que é Gestão de Qualidade?

Compreender o que é Gestão de Qualidade é essencial, já que a boa reputação de qualquer serviço, produto ou marca pode garantir o sucesso no mercado.

Cada vez mais as empresas buscam manter a padronização de seus produtos ou serviços. Dentro disso, a gestão de qualidade atua implementando a produtividade, integrando todos os setores do negócio e proporcionando experiências positivas ao consumidor.

Caso você tenha interesse em compreender sobre os processos gerenciais e quais atividades referentes à sua pratica, continue lendo para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é gestão?

Na análise gramatical, a gestão está relacionada a administração. No entanto, ainda existem diferenças sutis entre elas.

A gestão tem como princípios fundamentais, incentivar a participação, promover a autonomia e a responsabilidade dos colaboradores dentro de uma empresa.

O foco está na gerência, cujo processo tem como características os componentes mais humanos que a administração.

O que é gestão de qualidade?

A gestão da qualidade pode ser classificada como o sistema que auxilia os gestores na avaliação dos desejos e necessidades dos consumidores.

Para ter sucesso e admiração pelos clientes, o profissional de gestão de qualidade trabalha com estratégias e práticas que direcionam o controle de todos os processos organizacionais.

Além disso, o controle de qualidade demanda princípios, os quais devem ser aplicados para garantir o funcionamento correto, desde a produção ou execução do serviço pelos colaboradores até a entrega ao cliente.

Os princípios são:

• Lidar com a produção;
  • Atender as necessidades dos clientes;
  • Atender as necessidades dos colaboradores.

O que é estudado neste curso?

A graduação em Gestão de Qualidade segue o modelo tecnológico e tem duração de dois anos.

Os alunos são preparados para lidar com todas as etapas do negócio, envolvendo a administração, matéria-prima ideal e métodos de produção, visando a relação custo benefício.

Essa formação proporciona um entendimento da organização como um organismo que, para funcionar, precisa compreender e valorizar todas suas etapas.

A grade curricular do curso é composta por disciplinas como:

Para ter acesso à grade curricular completa do curso de Gestão de Qualidade da Unimar EAD, clique aqui

De modo geral, o aluno desenvolve sua capacidade de estratégia e gestão de processos, operações e negócios.

Campos de atuação

Para uma atuação eficiente no mercado de trabalho, é preciso que o profissional se atente aos pilares de gestão de qualidade, empregados pelo ISO 9001.

A norma ISO 9001:2008 informa e facilita a compreensão das medidas que a empresa deve adotar para garantir a qualidade nos processos gerenciais.

Em sua atividade o profissional deve se atentar ao:

• Foco no cliente: compreender minuciosamente o que o cliente busca e quais são as necessidades do público consumidor. Com isso, possibilita-se criar estratégias que elevem o nível de apreciação na experiencia de consumo.
  • Liderança proativa: a responsabilidade do gestor em educar os demais colaboradores parte da cultura organizacional, incentivando as tarefas e tornando o responsável de cada atividade consciente de sua importância. Para isso, a liderança deve ser bem executada e promover a criatividade.
  • Melhoria contínua: a gestão de qualidade está em constante evolução. Para que a empresa continue sendo beneficiada é preciso medidas contínuas para garantir o bom funcionamento.
  • Decisão baseada em fatos: cada tomada de decisão deve partir de uma análise ou indicadores que comprovem a necessidade de tal ação.
  • Boa relação com os fornecedores: o início da produção reflete diretamente na entrega do produto ou serviço. Por isso, a relação com os fornecedores deve ser bem estruturada, resultando em compras de materiais de boa qualidade, além de beneficiar ambos lados.
  • Visão sistêmica: o gestor que for capaz de identificar as necessidades e o funcionamento de cada setor dentro da empresa, tomará decisões mais assertivas e estratégicas.
  • Gerenciamento por processos: mapear e identificar cada parte operacional do negócio facilitará no desenvolvimento e na aplicação de melhorias, excluindo os indicadores que interferem no conjunto das atividades.
  • Conscientização dos colaboradores: a capacitação dos colaboradores pode ser uma grande ferramenta para engajar a equipe no mesmo objetivo e alcançar o sucesso.

Como aplicar?

O profissional pode aplicar esses atributos em diferentes segmentos de sua profissão, atuando como:

• Agente fiscal metrológico: fiscalizando instrumentos de medicação, como balanças de precisão, produto e serviços, atendendo a legislação brasileira.
  • Técnico de qualidade: promovendo mudanças e processos em uma empresa para potencializar a qualidade de seus procedimentos e produtos.
  • Consultor: analisando e propondo soluções para diferentes cenários e situações organizacionais.
  • Auditor: interno ou externo de uma empresa.

Quero me profissionalizar na área, e agora?

O caminho mais indicado é buscar por um curso de graduação que ofereça excelência e desenvolva as habilidades necessárias para que você possa iniciar sua carreia no mercado de trabalho.

Quero saber mais!

Gostou das informações? Acompanhe os posts do nosso blog ou siga o nosso canal do YouTube e fique sempre atualizado sobre os conteúdos da Unimar EAD.

free download udemy paid course
download coolpad firmware
lynda course free download