paradilomacia em foco

Projeto “Paradiplomacia em Foco” realizado pela Unimar e Unesp traz debates sobre a internacionalização de município

Nesta quinta-feira, dia 30 de julho, a partir das 20h, será realizada a primeira palestra online do Projeto “Paradiplomacia em Foco”, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A série de debates online visa a discussão das diversas formas de inserção internacional dos entes subnacionais brasileiros.

De acordo com a Coordenadora do DRI da Unimar, Walkíria Ferrer, o evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre a internacionalização. “O Projeto Paradiplomacia em foco, vem contribuir de forma muito significativa para a necessária discussão sobre a inserção internacional dos estados e municípios, assim como desmistificar a inviabilidade dos entes federados em tais ações. Uma maior autonomia e independência dos estados e municípios, perante as relações externas, adquiriu importância no contexto globalizado com o aumento de possibilidades de desenvolvimento local via relacionamentos diretos com outros países, minimizando a participação ou mediação da União”, explica.

Ainda segundo Walkíria, além de contribuir com os municípios, o evento tem grande importância acadêmica. “Na área acadêmica a paradiplomacia abre um amplo campo de estudo que servirá de embasamento para pesquisas, inclusive contribuindo para o desenvolvimento de nosso município. Portanto, convido-os para participarem das atividades do projeto Paradiplomacia em foco, que certamente trará grandes debates”, destaca.

A primeira conferência contará com a participação do Secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Luiz Alvaro de Menezes, o qual irá palestrar sobre a “A Internacionalização da cidade de São Paulo” e o docente da Unesp, Marcelo Fernandes, sobre “A Paradiplomacia no Brasil e a Paradiplomacia dos municípios brasileiros”, com a mediação do Internacionalista e Sócio-diretor da Joint Company, Nilo Scandaroli. A abertura do Projeto será realizada pela docente e Coordenadora do DRI, Walkíria Ferrer, a docente da Unesp, Noemia Vieira e o assessor de assuntos internacionais, Juan Orellanas.

O Projeto “Paradiplomacia em foco” integra as ações que vêm sendo realizadas desde 2018 pela Unimar e Unesp, através do RI Works, objetivando a troca de experiências entre os entes subnacionais brasileiros no campo da Paradiplomacia, a área da inserção internacional dos estados e municípios, além de incentivar gestores municipais e estaduais a adotarem ações de internacionalização em suas agendas e na esfera acadêmica, fomentando pesquisas relacionadas à Paradiplomacia, sensibilizando a sociedade sobre a importância do tema no âmbito local.

Os debates do Projeto “Paradiplomacia em Foco” serão transmitidos através da página do RI Works no Facebook (www.facebook.com/riworksunesp/live) e é aberto ao público em geral. Interessados deverão realizar a inscrição acessando o site: bit.ly/paradiplomaciaemfoco1

Confira a Programação Completa da “Paradiplomacia em Foco”

Data: 30/07 – Horário: 20:00
Conferência I: “A Paradiplomacia no Brasil e a Paradiplomacia dos municípios brasileiros”
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Fernandes (UNESP Marília)
Conferência II: “A Internacionalização da cidade de São Paulo”
Responsável: Sr. Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo

06/08 – Horário: 20:00
Conferência I: “A Internacionalização de Curitiba”
Responsável: Rodolpho Zannin Feijó, Assessor Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba
Conferência II: “Paradiplomacia e Política Externa das Cidades” Responsável: Prof. Dr. Gilberto M. A. Rodrigues, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do UFABC e Pesquisador Produtividade do CNPq.

13/08 – Horário: 20:00
Conferência I: FONARI: Histórico e Perspectivas futuras
Responsável: Sra. Soraya Pessino, Co-fundadora FONARI
Conferência II: A Internacionalização de Salvador
Responsável: Sra. Soraya Pessino, Assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador

20/08 – Horário: 20:00
Conferência I: “A Internacionalização de São José dos Pinhais” Responsáveis: Sra. Maria Nogueira e Sra. Elza Delage, Presidente e Vice-Presidente do CGSJP – Comitê de Geminações de São José dos Pinhais “Leopoldo Scherner”

27/08 – Horário: 20:00
Conferência I: “A Paradiplomacia no MERCOSUL”
Responsável: Profa. Dra. Maristela Basso, Docente de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) e Assessora Especial de Relações Internacionais da Secretaria Estadual de Relações Internacionais do Estado de São Paulo
Debatedor: Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) e Procurador da República
Mediadora: Profa. Dra. Walkiria M. H. Ferrer, Docente do PPGD UNIMAR, Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais (DRI)

03/09 – Horário: 20:00
Conferência I: “A implementação da Agenda 2030 da ONU em Estados e municípios brasileiros: o caso do Estado de São Paulo”
Responsável: Sra. Ana Paula Fava, Assessora Especial Assessora Especial para a Agenda 2030 da ONU – Governo do Estado de São Paulo
Conferência II: “A formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a internacionalização de estados e municípios”
Responsável: Me. Tadeu Luciano Seco Saravalli

10/09 – Horário: 20:00
Conferência I: “A Internacionalização de Jundiaí”
Responsável: Sr. Carmelo Paoletti Neto, Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Jundiaí

Confira as novidades em nosso site e confira as dicas em nosso blog.

Publicado por em 28 de julho de 2020 | 608