Docente do Programa de Pós-graduação em Direito

Docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar é eleito o Diretor Jurídico mais admirado do Brasil

O Docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar), Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, lidera o ranking dos executivos jurídicos mais admirados do Brasil. A pesquisa reuniu mais de 2,6 mil gestores de Departamentos Jurídicos e Financeiros de aproximadamente 1,5 mil das maiores empresas do país. O resultado foi divulgado na 13ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, da Análise Editorial, em 2020.

De acordo com o docente do Programa de Pós-graduação, Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, liderar o ranking trouxe muito orgulho e, também, entusiasmo para seguir buscando o crescimento profissional. “O resultado me mostra a necessidade de lembrar que passei por uma estrada de muito esforço, dedicação e entrega. Uma das grandes diretrizes é lembrar que a cada momento temos algo de diferente para aprender e melhorar. Então, não encaro este fato de estar em primeiro lugar como o final de uma trajetória; muito pelo contrário, pra mim é um grande começo. Eu preciso frisar que batalhei muito para chegar nesse nível de lembrança no mercado, mas que é preciso aprender e melhorar sempre, porque senão nós estacionamos e é muito fácil descer degraus. Para crescer, você vai por escadas e, para descer, você vai de elevador”, ressalta.

Análise Executivos Jurídicos e Financeiros

A edição do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros apresenta os responsáveis pelos departamentos jurídicos das maiores companhias no país. Profissionais que são os responsáveis por diversas decisões, desde as mais simples, até as grandes operações de  fusões e aquisições. Em 2020, o ranking apresentou 2640 profissionais de 1467 empresas, sendo o ranking definido por escolha dos próprios executivos jurídicos participantes. “A beleza desta pesquisa é que ela acessa os executivos jurídicos e pergunta quais são os mais admirados e porque teoricamente a pessoa deveria constar no ranking. Pelo fato de profissionais de empresas participarem, acredito que a lembrança do nome se mostra técnica e profissional. São gestores jurídicos elegendo gestores jurídicos”, destaca Elias.

Dr. Elias foi lembrado no ranking desde a primeira edição. Em 2015, ocupou o 20º lugar. Um ano depois, foi o 8º. No ano de 2017, o 13º. No ano de 2018, ocupou a primeira colocação, empatado com a diretora jurídica da Amazon, Josie Jardim. Já no ano de 2019, foi o 3º maior diretor jurídico do Brasil e este ano, novamente lidera o ranking. “Eu me sinto muito agradecido às pessoas que estiveram e estão comigo, porque não se chega aqui sozinho. Há uma equipe que, direta ou indiretamente, contribui demais para a construção desta lembrança que tiveram com relação ao meu nome”, agradece.

Docência no Programa de Pós-graduação da Unimar

Docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito na Unimar, Elias acredita que a vivência jurídica e a acadêmica reforçam o reconhecimento pelo mercado.

“Eu não só primo por construir um departamento jurídico eficiente, que entrega resultados e que seja bem gerido. Eu, também, me preocupo em formar advogados, procurando demonstrar que não é porque estamos em uma empresa que temos que deixar de exercer a técnica da advocacia. Vejo que as áreas se complementam muito: gestão e técnica. E a docência ajuda no meu desempenho de atividade jurídica/técnica, me obrigando a estudar, escrever e estar sempre atualizado. E o Departamento Jurídico, por sua vez, me desafia em muitas e interessantes situações jurídicas, que, de alguma forma, engrandecem demais as aulas. Eu diria que, tanto as aulas ficam melhores porque ficam com o tom de vida prática e experiência, como tanto o exercício da advocacia e da diretoria jurídica ficam mais fortes, porque praticado com um arcabouço acadêmico e técnico. As duas coisas eu sempre procurei unir na minha vida, porque acredito que isso faz um profissional bom e sólido: técnica e prática”, explica.

Acompanhe tudo o que rola na Unimar, acesse nosso site e blog.

udemy paid course free download
download karbonn firmware
lynda course free download