32ª Edição da SECAM

Cursos de Ciências Agrárias da Unimar realizam a 32º Secam com palestras online

A 32ª edição da Semana de Ciências Agrárias (SECAM) da Universidade de Marília (Unimar) será realizada de 26 a 30 de outubro, através de plataforma digital. O evento acadêmico tem como objetivo explorar as inovações do mercado e abordar a atuação profissional em meio a pandemia, com cursos voltados para acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.

De acordo com o Coordenador da Secam, o docente Marcílio Félix, por conta da pandemia o evento foi adaptado para a modalidade online. “A Secam acontecerá em novo formato e com rico conteúdo, que irá direcionar as mais diferentes áreas da Medicina Veterinária e Agronomia, com palestras que vão destacar o papel do profissional em todos os aspectos nacionais e internacionais, como os problemas causados pela pandemia, a empregabilidade e todas as inovações, que existem dentro do segmento, além de curso voltado às ‘Atualidades Clínica Médica’ e ‘Cirúrgica de pequenos Animais’, ‘Atualização de Clínica Cirúrgica’ e ‘Reprodução de Grandes Animais’ e ‘o Protagonismo do Agronegócio'”, detalha.

A pandemia transformou o cenário educacional e, pela primeira vez, em 32 anos, a Secam acontece de forma digital. Segundo o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, o evento será diferente, mas com a mesma qualidade. “A nossa semana acadêmica será na modalidade remota, mas com a mesma qualidade, motivação e alegria de sempre. Vamos inovar com a realização de três cursos importantes, um voltado para os acadêmicos de Engenharia Agronômica e dois de Medicina Veterinária, além de palestras técnicas em temas que estão em destaque no cenário nacional e no mercado de trabalho, dando ênfase a questão do profissional na saúde única, novo papel que está, inclusive, inserido no controle da Covid-19”, ressalta.

Ainda segundo o Coordenador, as palestras serão realizadas por profissionais que se destacam no mercado. “As palestras e temas são inovadores, mas destaco a palestra sobre o sistema de constelação familiar dentro da Medicina Veterinária, que aborda a questão do novo pensamento e visão sistêmica de envolver o profissional, tenho certeza que vai impactar bastante o público. E, com muita alegria, teremos conosco na sessão de abertura e primeiras palestras, o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Mário Eduardo Pulga, a quem já agradeço porque é sempre uma alegria tê-lo conosco em nossa Universidade. Fica aqui o convite para a participação de nosso alunos, acadêmicos de outras instituições e colegas para o aprimoramento e reciclagem”, destaca.

Segundo o Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, a semana acadêmica foi preparada para trazer aos acadêmicos a experiência profissional com a visão de ex-alunos. “Nosso evento será atípico, em função da pandemia, mas buscamos proporcionar uma experiência única aos acadêmicos e, por isso, convidamos palestrantes que estão muito bem colocados no mercado, atuando em cargos altos e em multinacionais, sendo 70% ex-alunos da Universidade, que vão abordar temas variados, atuais e repleto de dicas sobre o que as empresas esperam destes futuros engenheiros agrônomos, contando sobre sua passagem na Universidade, a trajetória profissional, as dificuldades de início de carreira e o sucesso que chegou após muito esforço”, destaca.

As palestras da Secam voltadas para a área da Medicina Veterinária serão realizadas no período da manhã e tarde, de 26 a 30 de outubro. O curso de Engenharia Agronômica realizará palestras nos três períodos (manhã, tarde e noite), para abranger os acadêmicos que estudam no período integral e noturno. O cronograma completo das palestras e o link para a inscrição estão no site www.unimar.br.

Publicado por em 26 de outubro de 2020 | 1.434