mulheres que se desafiam

Unimar e ACIM realizam o evento “Mulheres que se desafiam”

A Universidade de Marília e o Comitê das Mulheres Empreendedoras e da Cultura da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) realizaram o evento “Mulheres que se desafiam”, com o objetivo de levar a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e a arrecadação de valores para a Associação de Combate ao Câncer de Marília (ACC).

De acordo com a Coordenadora da Comissão da Mulher Empreendedora e da Cultura, Valéria Tamião, o evento foi organizado para buscar a conscientização, principalmente em meio a pandemia. “Falar em prevenção ao câncer de mama tem que ser frequente porque nós mulheres precisamos estar sempre em alerta. Neste momento de pandemia, a busca pelos exames registrou diminuição e, por isso, optamos pelo evento com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce”, conta

Unimar EAD e ACIM

O evento foi realizado nos estúdios do EAD da Unimar e transmitido através do canal oficial da ACIM. Segundo a Coordenadora acadêmica, Ana Lívia Cazane, foi uma honra fazer parte do projeto. “Nosso objetivo foi levar até as mulheres dicas de autocuidado, bem como, orientação de cuidados com a saúde. Assim, recebemos várias convidadas como oncologistas, mulheres que passaram pelo câncer, que compartilharam suas experiências, e empreendedoras. Para nós, foi uma grande felicidade apoiar o evento, ceder nossos estúdios e ajudar na organização, principalmente porque é algo que beneficia as mulheres e a ACC. Assim, foi um evento social incrível e nós todos estamos muito felizes em ter participado”, destaca.

O “Mulheres que se desafiam” contou com a participação da cantora Marlu Romeiro Sestari, da banda Fama Trio. Segundo ela, foi uma oportunidade única em poder contribuir com a saúde as mulheres marilienses. “Sinto um carinho tão grande em poder me envolver com este projeto. Porque eu, como mulher, também faço a prevenção de mama e sei da sua importância. Foi maravilhoso a união com estas mulheres. Conseguimos transmitir experiências de vida, chamar a atenção para a conscientização, sempre com alegria e muito carinho, pedindo para que as mulheres cuidem-se. Vamos aproveitar e viver a vida”, comemora.

Apoio a ACC

Ainda segundo Valéria Tamião, o evento também buscou apoiar a ACC. “Outro importante objetivo da noite foi a arrecadação de valores para a Instituição que apoia pacientes que estão em tratamento de câncer. A Associação vem enfrentando dificuldade desde o início da pandemia e conseguimos mostrar a importância da entidade para a cidade, resultando assim em novos apoiadores. Quero agradecer a Unimar porque nos deu este apoio, disponibilizou esta equipe maravilhosa, a Acim e aos demais envolvidos em fazer a diferença na nossa cidade ”, destaca.

O valor arrecadado durante a transmissão foi revertido em cestas básicas e, em seguida, será doado para as mulheres que realizam o tratamento de câncer e que estão com dificuldades financeiras. Para a presidente da ACC Marília, Maria Antônia Antonelli, fantástica a iniciativa do grupo na realização do evento. “Este apoio vem em um momento muito apropriado porque estamos lutando, todos os dias, para atender os pacientes com câncer. Isso porque, nós vivemos de doações e perdemos muito durante a pandemia. Sem contar que o evento cumpriu a sua missão maior, a de conscientização; porque prevenção é vida. Por fim, somos gratos pela iniciativa deste grupo maravilhoso”, ressalta.

Ação Social

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, foi uma honra para a Instituição participar deste projeto. “Mais um dia de muita alegria para a Universidade de Marília, oportunidade de parceira em um evento tão importante, que é voltado para mulheres, mas não apenas para elas, porque foi preparado para conscientizar sobre tão importante tema que é o câncer de mama”, destaca.

Ainda segundo a Pró-reitora, o evento foi um sucesso. “Quero parabenizar toda a equipe do Conselho da Mulher Empreendedora e a ACIM, que é, de fato, muito atuante na cidade de Marília. Por fim, a noite foi um sucesso e eu desejo, realmente, que possamos em breve comemorar a completa conscientização da nossa população”, finaliza.

Publicado por em 4 de novembro de 2020 | 1.108