Unimar Usina Fotovoltaica

Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília chega a fase final de instalação

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília (Unimar) está em fase final de Instalação. A Instituição adquiriu três unidades, que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia, para a utilização nas atividades diárias. O processo contribui com o meio ambiente e proporciona a vivência da implantação, funcionamento e manutenção para os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. 

De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira, o projeto traz inovação e preservação do meio ambiente, beneficiando os acadêmicos, a cidade e a região. “Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única Instituição de Ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.

O projeto, que está sendo instalado próximo a Arena de Eventos, terá condições de gerar mais de 3,25 megawatts pico (Mwp), deste total 1,8 Mwp será para a utilização na Universidade de Marília, 1,45 Mwp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília foi elaborado em parceria com a Canadian Solar. Para o Gerente Sênior da Canadian Solar, Jean Tremura, foi uma honra participar do projeto. “Chegamos ao final do empreendimento vendo a força de três grandes instituições que superaram desafios para trazer inovação. Não tenho dúvidas que isso é um grande marco para região de Marília e uma virada de chave tecnológica. Os marilienses sentirão muito orgulho desse projeto, quando as usinas estiverem funcionando, e isso motivará, ainda mais, os novos alunos a buscarem por conhecimento. Tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto através da parceria da Canadian Solar com a Unimar”, comenta.  

Parceiros da Unimar, a Dilucs Energia Solar participou da idealização e viabilização do projeto. Segundo o Proprietário da Dilucs Energia Solar, Carlos Roberto Nascimento, o projeto demonstra a responsabilidade da Instituição com o meio ambiente e a qualidade de ensino. “O projeto além de fomentar a sustentabilidade, já que a Usina Fotovoltaica da Unimar irá inibir a emissão anual de cerca de 3 toneladas de gás carbônico (Co²) e a preservação de mais de 11 mil árvores, é importante campo de estudo para os acadêmicos, que terão a disponibilidade de vivenciar o funcionamento desta tecnologia, que cresce a cada ano e é carente de mão de obra especializada”, conta.    

Peças chave na implantação do projeto, os alunos dos cursos da área de exatas participaram de todas as etapas da construção e instalação dos painéis fotovoltaicos, com a orientação dos docentes e da equipe da TC Tecnologia, responsável pela obra de implantação da Usina Solar. 

De acordo com a acadêmica de Engenharia Civil da Unimar e estagiária na Usina, Thainá Marcela de Oliveira, a oportunidade vai ser um diferencial em sua carreira. “Atuar na implantação da obra está sendo ótimo! É a primeira vez que acompanho um processo como esse e ter tido a oportunidade de vivenciar a construção de algo tão inovador, foi gratificante. A bagagem de experiência que estou acumulando será um diferencial na minha carreira, porque conquistei outra visão e pude compreender mais sobre o sistema da energia sustentável, em específico a fotovoltaica, que é um mercado que vem crescendo. Com certeza, ter acompanhado a construção da Usina, desde o início, vai valer muito futuramente”, destaca.

Segundo a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Wanessa da Silva Prado, estagiar na instalação da Usina vai abrir portas no mercado de trabalho. “Participar da construção da Usina está sendo incrível e uma oportunidade que jamais imaginaria possuir.  Acompanhar o desenvolvimento dos processos foi maravilhoso, começamos desde a terraplenagem até os detalhes finais ”, ressalta. 

Ainda segundo Wanessa, a experiência a fez criar planos para sua vida profissional. “Adquirimos diversos conhecimentos na área, acompanhando o trabalho dos profissionais, sempre generosos para nos ensinar, o que tornou a oportunidade ainda mais gratificante, além de ser um diferencial no meu currículo. Agora, pretendo buscar a especialização na área e atuar neste mercado que está em ascensão. Será uma honra concluir a minha graduação e poder dizer que participei desta obra”, complementa.

Responsável pelas obras de instalação da Usina Fotovoltaica da Unimar e por acompanhar a atuação das estagiárias, o Engenheiro de Obras da TC Tecnologia, Alexandre Benetton Martins, destacou a importância do projeto e a oportunidade ofertada aos acadêmicos. “É gratificante ver a transformação do espaço e pensar nos benefícios que o sistema irá proporcionar. Destaco a atuação das estagiárias, porque elas foram essenciais para a execução perfeita da obra, sempre dispostas a aprender e a trabalhar no planejamento e organização, me ajudando na resolução das problemáticas que surgiram no dia a dia. Elas estão vivenciando de perto o futuro e obtendo uma experiência enriquecedora”, avalia.   

As obras estão previstas para encerrar em um mês e a Usina Fotovoltaica da Unimar dará início a geração de energia limpa no primeiro trimestre de 2021.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 30 de novembro de 2020 | 1.538

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!