Unimar Usina Fotovoltaica

Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília chega a fase final de instalação

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília (Unimar) está em fase final de Instalação. A Instituição adquiriu três unidades, que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia, para a utilização nas atividades diárias. O processo contribui com o meio ambiente e proporciona a vivência da implantação, funcionamento e manutenção para os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. 

De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira, o projeto traz inovação e preservação do meio ambiente, beneficiando os acadêmicos, a cidade e a região. “Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única Instituição de Ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.

O projeto, que está sendo instalado próximo a Arena de Eventos, terá condições de gerar mais de 3,25 megawatts pico (Mwp), deste total 1,8 Mwp será para a utilização na Universidade de Marília, 1,45 Mwp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília foi elaborado em parceria com a Canadian Solar. Para o Gerente Sênior da Canadian Solar, Jean Tremura, foi uma honra participar do projeto. “Chegamos ao final do empreendimento vendo a força de três grandes instituições que superaram desafios para trazer inovação. Não tenho dúvidas que isso é um grande marco para região de Marília e uma virada de chave tecnológica. Os marilienses sentirão muito orgulho desse projeto, quando as usinas estiverem funcionando, e isso motivará, ainda mais, os novos alunos a buscarem por conhecimento. Tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto através da parceria da Canadian Solar com a Unimar”, comenta.  

Parceiros da Unimar, a Dilucs Energia Solar participou da idealização e viabilização do projeto. Segundo o Proprietário da Dilucs Energia Solar, Carlos Roberto Nascimento, o projeto demonstra a responsabilidade da Instituição com o meio ambiente e a qualidade de ensino. “O projeto além de fomentar a sustentabilidade, já que a Usina Fotovoltaica da Unimar irá inibir a emissão anual de cerca de 3 toneladas de gás carbônico (Co²) e a preservação de mais de 11 mil árvores, é importante campo de estudo para os acadêmicos, que terão a disponibilidade de vivenciar o funcionamento desta tecnologia, que cresce a cada ano e é carente de mão de obra especializada”, conta.    

Peças chave na implantação do projeto, os alunos dos cursos da área de exatas participaram de todas as etapas da construção e instalação dos painéis fotovoltaicos, com a orientação dos docentes e da equipe da TC Tecnologia, responsável pela obra de implantação da Usina Solar. 

De acordo com a acadêmica de Engenharia Civil da Unimar e estagiária na Usina, Thainá Marcela de Oliveira, a oportunidade vai ser um diferencial em sua carreira. “Atuar na implantação da obra está sendo ótimo! É a primeira vez que acompanho um processo como esse e ter tido a oportunidade de vivenciar a construção de algo tão inovador, foi gratificante. A bagagem de experiência que estou acumulando será um diferencial na minha carreira, porque conquistei outra visão e pude compreender mais sobre o sistema da energia sustentável, em específico a fotovoltaica, que é um mercado que vem crescendo. Com certeza, ter acompanhado a construção da Usina, desde o início, vai valer muito futuramente”, destaca.

Segundo a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Wanessa da Silva Prado, estagiar na instalação da Usina vai abrir portas no mercado de trabalho. “Participar da construção da Usina está sendo incrível e uma oportunidade que jamais imaginaria possuir.  Acompanhar o desenvolvimento dos processos foi maravilhoso, começamos desde a terraplenagem até os detalhes finais ”, ressalta. 

Ainda segundo Wanessa, a experiência a fez criar planos para sua vida profissional. “Adquirimos diversos conhecimentos na área, acompanhando o trabalho dos profissionais, sempre generosos para nos ensinar, o que tornou a oportunidade ainda mais gratificante, além de ser um diferencial no meu currículo. Agora, pretendo buscar a especialização na área e atuar neste mercado que está em ascensão. Será uma honra concluir a minha graduação e poder dizer que participei desta obra”, complementa.

Responsável pelas obras de instalação da Usina Fotovoltaica da Unimar e por acompanhar a atuação das estagiárias, o Engenheiro de Obras da TC Tecnologia, Alexandre Benetton Martins, destacou a importância do projeto e a oportunidade ofertada aos acadêmicos. “É gratificante ver a transformação do espaço e pensar nos benefícios que o sistema irá proporcionar. Destaco a atuação das estagiárias, porque elas foram essenciais para a execução perfeita da obra, sempre dispostas a aprender e a trabalhar no planejamento e organização, me ajudando na resolução das problemáticas que surgiram no dia a dia. Elas estão vivenciando de perto o futuro e obtendo uma experiência enriquecedora”, avalia.   

As obras estão previstas para encerrar em um mês e a Usina Fotovoltaica da Unimar dará início a geração de energia limpa no primeiro trimestre de 2021.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course

Publicado por em 30 de novembro de 2020 | 1.254

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!