Liga Acadêmica Cirurgia

Acadêmicos da Unimar criam a primeira Liga Acadêmica de Medicina Veterinária sobre Cirurgia

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) formaram a Liga Acadêmica de Cirurgia Veterinária (LACVUM), a primeira do curso, visando a ampliação dos conhecimentos na área. O projeto de extensão será realizado por grupo de acadêmicos, com a supervisão dos docentes.

De acordo com um dos membros da Liga, a acadêmica do curso de Medicina Veterinária Paula Monteiro, um dos diferenciais da modalidade é o aprofundamento no tema. “A principal diferença para o grupo de estudos é que a abordagem dos temas são realizados de forma mais ampla. Para que isso aconteça, vamos trazer pesquisas científicas e palestras, com o objetivo de desenvolver o raciocínio, além de participar de eventos externos e aulas práticas, assim que for autorizado por conta da pandemia”, explica.

Segundo o acadêmico do quarto ano de Medicina Veterinária e membro da Liga, Guilherme Martins, a ideia surgiu em 2020, mas a pandemia atrasou os planos do grupo. “A ideia surgiu no ano passado, mas não foi possível aplicar as práticas e os encontros presenciais por causa da pandemia, mas os acadêmicos que criaram o grupo conseguiram fazer um ciclo de palestras online que deu super certo, com mais de mil inscritos”, destaca.

Ainda segundo Guilherme, a extensão universitária vai ser realizada de forma abrangente. “Vamos retornar com as atividades, repletas de novidades. Uma das propostas da Liga é realizar um estudo que englobe todos os tipos de animais, sejam de companhia, de produção, os animais silvestres e selvagens”, complementa.

A acadêmica, também do quarto ano da graduação, Elisa Gonçalves, conta que estão sendo preparados diversos materiais de estudo. “Nós vamos promover discussões de casos clínicos e cirúrgicos, de artigos científicos e, também, promover o intercâmbio de conhecimento e experiências promocionais através de palestras com médicos veterinários nacionais, internacionais e residentes”, conta

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, a Liga é mais um projeto desenvolvido pelos acadêmicos que traz orgulho à graduação. É muito importante manter esta característica do curso porque, de alguma forma, a Liga está construindo uma especialidade no aluno que já tem uma aptidão para seguir na área, sendo uma grande oportunidade. A atividade de extensão, realizada de forma diferenciada, é um primeiro desafio, do qual nós estamos orgulhosos e dando nosso apoio para que possam realizar todas as suas atividades práticas, teóricas e sociais. Quero aproveitar para parabenizá-los por esta iniciativa”, comemora.

Publicado por em 12 de abril de 2021 | 1.037