Unimar inaugura nova Clínica de Psicologia com vagas para acompanhamento psicopedagógico e orientação profissional
A Clínica de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) foi completamente reformada para proporcionar um ambiente mais moderno e aconchegante aos acadêmicos e à comunidade. O ambiente é voltado para as diversas vivências práticas que acontecem desde o início da graduação e para o estágio curricular dos alunos do quinto ano. No campo clínico, os estagiários realizam os atendimentos à população, sob a supervisão dos docentes. No primeiro semestre, as vagas estão abertas para as orientações profissionais de jovens e adultos e para o acompanhamento psicopedagógico de crianças, com idade a partir de seis anos.
Segundo a coordenadora da Clínica de Psicologia da Unimar, Fabiola Colombani, o ambiente foi reformado e atualizado segundo as normas do Conselho Regional de Psicologia e da Vigilância Sanitária, com o intuito de melhor acolher a comunidade e os acadêmicos. “A reforma da Clínica de Psicologia vem para coroar todo o sucesso do curso. Desde o início da graduação eles se envolvem com atividades no ambiente clínico e no quinto ano, eles imergem na Clínica para, justamente, alinharem teoria e prática, o que é fundamental para atender as exigências do mercado de trabalho e se prepararem para as futuras experiências profissionais. Para nós, é uma honra estar com os alunos, integrando a equipe e podendo assessorá-los na construção de suas carreiras”, destaca.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Ana Lúcia Lopes dos Santos, a modernização do ambiente leva ainda mais conforto e aprendizado, porque a Clínica é um campo de estágio fundamental no processo de construção da carreira. “O quinto ano é o momento em que os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver na prática tudo aquilo que aprenderam, porque, de uma maneira geral, são eles os responsáveis pelos atendimentos SUS de Marília e região, uma vez que a Universidade de Marília é a única que presta este serviço por meio de convênio, além dos atendimentos particulares, proporcionando uma experiência diferenciada”, conta.
Os atendimentos psicológicos tornaram-se, em época de pandemia, ainda mais importantes para a população e, principalmente, para os acadêmicos. “Em 2020, ficamos sem realizar atendimento apenas por duas semanas, para adaptação do espaço, e de lá pra cá não paramos por dois motivos fundamentais: Primeiro, nós somos da área da saúde, estamos na linha de frente e precisamos atender as pessoas que estão sofrendo muito com este momento. Segundo, porque é uma oportunidade única para os acadêmicos vivenciarem este momento, já que enfrentando este desafio tornam-se aptos para atender em qualquer momento crítico e diferente como este. Nós pudemos proporcionar um aprendizado a mais para os nossos alunos do curso de Psicologia”, explica a Coordenadora da Psicologia.
A acadêmica do quinto ano de psicologia, Andréia Bonati, conta como está sendo enriquecedor fazer os atendimentos em meio a pandemia. “Está sendo maravilhoso participar das ações na Clínica porque estou colocando em prática o que aprendi na teoria, nos últimos quatro anos de graduação. É muito bom e gratificante prestar atendimento à população porque nós, da psicologia, vamos nos preparando para a prática profissional e com a pandemia, estamos aprendendo a redobrar o olhar para o outro, já que o momento nos trouxe mais empatia”, destaca.
Vagas abertas para acompanhamento psicopedagógico e orientação profissional
A Clínica de Psicologia da Universidade de Marília está com vagas abertas para atendimento psicopedagógico a crianças, com idade a partir dos 6 anos, e grupo de orientação profissional de jovens, a partir de 14 anos, e adultos, sem limites de idade. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do quinto ano de graduação, com a supervisão das docentes Elaine Cristina de Souza Cordeiro e Gelci Saffiotte Zafani respectivamente.
Os atendimentos Psicopedagógicos têm como objetivo identificar os pontos que possam, de alguma forma, dificultar a aprendizagem destes alunos. Com isso, são criadas estratégias e ferramentas que vão ajudar a facilitar esse processo.
De acordo com a responsável pela supervisão dos atendimentos psicopedagógicos, a docente Gelci, o acompanhamento busca o enfrentamento das dificuldades. “Com o acompanhamento psicopedagógico, os alunos passam a compreender o processo de ensino e aprendizagem e se está acontecendo algum bloqueio que o leva a esta dificuldade. Nossos estagiários desenvolvem metodologias que ajudam crianças e jovens a entenderem este processo, integrando com a escola e procurando a melhor modalidade de aprendizagem”, explica.
Ainda segundo a docente, este trabalho também auxilia pessoas portadoras de deficiência intelectual. “Nós desenvolvemos, também, um trabalho com os alunos que possuem deficiência intelectual, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho e rotina do dia a dia”, ressalta.
A Clínica de Psicologia também oferece vagas de atendimento em orientação profissional para jovens e adultos que encontram dificuldade para definir a carreira. Segundo a Coordenadora da Clínica, Fabiola Colombani, o objetivo é trabalhar os anseios profissionais como, também, colaborar para que identifiquem a área de estudo ou trabalho de maior compatibilidade. “Na orientação profissional, os estagiários desenvolvem um trabalho que tem como objetivo, ressaltar as potencialidades e habilidades dos orientandos para que haja a compreensão das próprias afinidades. Desta forma, realiza-se de 8 a10 encontros, que possibilitam o processo”, conclui.
A Clínica de Psicologia está localizada no bloco 5 da Universidade de Marília, na Avenida Higyno Muzzi Filho, 1001. Mais informações ou agendamento pelo número (14) 2105-4041.
Fique por dentro!
Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.
Gostaria de inscrever meu filho Com SD para atendimento psicopedagogico
gostaria de ajuda para um amigo poderiam ajudar ele urgente?
OI, gostaria de saber se vocês fazem atendimento psicológico gratuito ou com valor social . por favor !