Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo da Unimar

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo da Unimar integra Campanha nacional de conscientização ao Dia Internacional da Tireoide

A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo (LEM) da Universidade de Marília (Unimar), integra a campanha nacional de conscientização ao Dia Internacional da Tireoide, celebrado neste dia 25 de maio. O objetivo é chamar a atenção, principalmente das mulheres, para o diagnóstico precoce de disfunções causadas pela glândula. 

De acordo com o Presidente da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da Unimar, Davi Cassiano Ueda Simensato, é fundamental o bom funcionamento do corpo. “A glândula é vital para nosso metabolismo basal, como costumamos dizer, ela pode ser comparada com o maestro regente de uma orquestra, por isso é tão importante que esteja regulada para não comprometer a saúde”, conta. 

A Campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e, este ano, tem como tema Tireoide e Coração, que aborda o papel da dose certa do hormônio tireoidiano para a saúde do coração, já que tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde do coração. 

Em Marília, será realizada, de 24 a 28 de maio, as palestras com profissionais da área, apresentando à comunidade a importância da prevenção precoce. Serão destacados os temas: hipotireoidismo subclínico e doença cardiovascular, hipertireoidismo e hipertireoidismo subclínico e arritmias, tireoide e amiodarona.

“As alterações na tireóide são prevalências, principalmente, o hipotireoidismo, que atinge até 3% das mulheres até 65 anos e 15% das mulheres idosas. É um número significativo e que precisa ser divulgado para que as pessoas busquem pelo diagnóstico precoce”, detalha Davi.  

A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da Unimar realiza a campanha em conjunto com a Liga Acadêmica da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e a Liga Acadêmica da Unoeste em Jaú. 

Para participar, basta fazer o cadastro no link: https://docs.google.com/forms/d/1zcNV9JYdE6TE0g3KpP855yaPOiJRjej5Nu0VOmJtoEY/edit 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 26 de maio de 2021 | 477

Deixe um comentário

1 comentário.

  1. valdeci rigolin disse:

    Parabéns pela parceria LIGA ENDOCRINOLOGIA / METABOLOGIA EM ampliar TEMAS DA GERIATRIA E GERONTOLOGIA COMO EXEMPLO A OSTEOPOROSE.