ciências agrárias

Parceria entre a Unimar e o Instituto BioSistêmico beneficia acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da área de ciências agrárias

A Universidade de Marília (Unimar) e o Instituto BioSistêmico firmaram parceria que visa beneficiar os acadêmicos de graduação e pós-graduação das áreas de agrárias, proporcionando o conhecimento técnico a partir dos estágio e acompanhamentos de pesquisas, além da produção de conteúdos científicos para a geração de inovação do setor.

De acordo com a docente do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado Profissional em Medicina Veterinária, Letícia Peternelli da Silva, a cooperação das duas Instituições é uma realidade há anos e traz resultados benéficos. “Oficializarmos essa parceria é muito importante por conta da colaboração de dados. Como a IBM é uma empresa que atua no Brasil todo ao juntar-se com a Universidade, para a produção de conteúdo científico, faz o intercâmbio de conhecimento, principalmente, quando os funcionários do Instituto estão no campus para treinamento, já que é um momento em que compartilham suas experiências, ação fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos da graduação e pós-graduação”, explica.

O Instituto BioSistêmico é uma organização de consultoria e serviços de assistência técnica e extensão rural que atende todo o Brasil e, há anos, os acadêmicos dos cursos de agrárias da Unimar têm a oportunidade de estagiar na empresa, sendo que muitos deles acabam sendo efetivados após conclusão do curso.

O diretor do IBM, Luís Henriquessen, conta como a estrutura da Unimar auxilia o Instituto e beneficia os acadêmicos. “Há anos utilizamos a estrutura da Unimar para treinarmos a nossa equipe de profissionais e testar processos e procedimentos de trabalho, desde diagnóstico de gestação até análise da qualidade do leite. Fazemos muita coisa em conjunto e muitos profissionais que se formaram aqui na Unimar, trabalham conosco há muitos anos e neste caminho, como já fizemos muita coisa bonita juntos, nada melhor do que firmar esta parceria que é um sucesso”, destaca.

Também acadêmico do curso de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária, Luís ressalta a felicidade em voltar a estudar após 30 anos de formado. “É uma alegria retornar para a sala de aula. Eu sou veterano da turma e acho muito bacana transmitir minhas vivências e ter o contato com os outros alunos, porque é uma troca de experiências e deixa o debate muito legal, sem contar o intercâmbio com os mais jovens, os professores e a estrutura acadêmica. Vejo que estudar nunca é demais e aprender é sempre uma delícia”, complementa.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destaca a importância da parceria. “Agradeço ao nosso aluno e empresário do ramo que trouxe os principais desafios do mercado para as aulas e junto a sua orientadora, a professora Dra. Letícia, buscam solucionar estes problemas. A celebração deste convênio é direcionado justamente ao foco do programa de mestrado profissional em medicina veterinária, que é a aproximação com importantes parceiros para que façamos parte das soluções”, destaca.

O Programa de Mestrado Profissional “Saúde Animal, Produção e Ambiente”, tem como objetivo preparar o profissional da área de agrárias com metodologias inovadoras que vão resultar na melhoria da saúde única. Interessados para a turma do segundo semestre, podem fazer a inscrição até o dia 25 de agosto no site www.unimar.br. “O Mestrado tem o foco realmente na resolução de problemas da sociedade, da indústria e terceiro setor, em que os principais desafios e problemas são colocados para dentro do campus universitários, para ser mediado e discutido com os professores e acadêmicos”, explica Fernanda Mesquita Serva.

free online course
download karbonn firmware
free download udemy paid course

Publicado por em 6 de julho de 2021 | 544