Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unimar conquista bolsa Fapesp

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unimar conquista bolsa Fapesp com a pesquisa científica sobre os impactos do plástico no organismo dos peixes

A acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), Jéssica Aparecida Colombo, conquistou uma bolsa para Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo paulista e uma das mais importantes e concorridas bolsas de fomento à pesquisa. 

De acordo com a acadêmica, a conquista não foi fácil. “O processo de produção do projeto foi bem longo. A primeira vez que pedimos a bolsa foi em dezembro do ano passado e em abril recebemos a resposta que havia sido negada. Recebemos, também, os tópicos do que precisava ser melhorado no trabalho e, então, reescrevemos. Mandamos pela segunda vez e em junho, a resposta veio com a aprovação. Eu estou muito satisfeita e feliz por ter conquistado esta bolsa, porque tenho certeza que vai mudar o meu futuro”, destaca.  

A Pesquisa Científica com tema: “Metodologia de determinação da presença de plástico em matéria orgânica no trato intestinal de peixes originários da região de Ubatuba-SP”, visa analisar a quantidade da ingestão dos microplásticos para determinar a causa da morte e extensão da poluição nos mares. 

Ainda segundo Letícia, o projeto chegou a esta configuração com o auxílio do docente do curso de Medicina Veterinária, Carlos Rossi Del Carratore. “O professor me ajudou bastante na definição do projeto, porque no início eu tinha outra ideia e ele deu a sugestão para esta área de pesquisa e, além disso, vem me orientando em todos os processos. Quero agradecer também aos docentes Raul Gírio e Paulo Sérgio Marinelli, que também me auxiliaram neste processo, sem contar a Unimar, que me oferece todo o conhecimento e estrutura necessária para desenvolvimento da minha pesquisa”, ressalta. 

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unimar conquista bolsa Fapesp
Docente do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Carlos Rossi Del Carratore.

Segundo o docente do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Carlos Rossi Del Carratore, este aprofundamento do tema foi sugerido pela ocorrência significativa de casos de contaminação no litoral norte paulista. “O primeiro tema era a determinação de microplástico no trato digestório das rações fabricadas com peixe e sugeri que fizéssemos com animais, sendo um projeto maior e mais voltado para poluição ambiental que é uma ocorrência que vem sendo relatada em bastante trabalhos e artigos. Eu fico bastante orgulhoso, porque a Jéssica é uma aluna excelente e merece esta conquista”, comemora. 

O trabalho está na fase inicial, mas já mostra a importância de se pensar em formas de diminuir a poluição nos oceanos. “Nosso trabalho visa a compreensão sobre a ação do micro plástico no comprometimento da fauna. Começamos com a coleta do material nos peixes da  região de Ubatuba e iniciamos a pesquisa aqui na Universidade. Estamos, atualmente, no processo de quantificar e identificar a presença destes micro plásticos no trato digestório destes animais. É um trabalho que está no início, mas que promete ser importante para a área”, destaca.  

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download

Publicado por em 20 de julho de 2021 | 421

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notícias Unimar
Vídeos