Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar é eleito Vice-presidente do CRMV-SP, autarquia federal que normatiza a profissão

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), o Prof. Dr. Fábio Manhoso, é o novo Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Entidade esta que tem como objetivo orientar, normatizar e fiscalizar o exercício profissional dos médicos veterinários e zootecnistas. Recém-eleito, Fábio irá atuar ao lado do Presidente, o médico veterinário Odemilson Donizete Mossero até o ano de 2024.

De acordo com o coordenador, Prof. Dr. Fábio Manhoso, é uma alegria e uma honra fazer parte do CRMV-SP. “Agora estou com esta responsabilidade maior, assumindo a Vice-presidência.  Eu digo que tive a oportunidade de um grande aprendizado junto ao CRMV-SP, começando como conselheiro suplente, depois passei por duas gestões como conselheiro efetivo e, agora, na Diretoria Executiva fazendo assim a gestão do conselho. Sei da responsabilidade da função que estarei atuando, levando inclusive o nome de Marília e da nossa Universidade, nos colocando mais próximos das decisões que envolvem as classes da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, destaca.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo é uma autarquia federal que tem como responsabilidade fiscalizar o exercício profissional dos médicos veterinários e zootecnistas. “Como em todas as profissões, o conselho é um órgão normatizador, sendo de responsabilidade a criação das resoluções que normatizam a profissão e, também, o julgamento dos processos éticos, tão demandados pela sociedade, seja em todas as instâncias em que o médico veterinário ou zootecnista estejam atuando no estado”, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar.

Até 2024, a chapa “Integração” fará a gestão da autarquia no Estado. A eleição foi a segunda realizada de forma on-line, possibilitando que pouco mais de 98% dos votos fossem registrados digitalmente, com segurança e comodidade, respeitando a necessidade sanitária durante a pandemia do Covid-19. “Acredito que teremos muito trabalho pela frente com a mudança de alguns paradigmas, principalmente, na parte da comunicação com os colegas e com as empresas, com uma aproximação efetiva para assim atendermos aos anseios de crescimento das classes. Queremos estar presentes nos 106 cursos de medicina veterinária do estado de São Paulo e seis de Zootecnia, proporcionando assessoramento técnico e científico, afinal o ensino representa a base da qualidade que buscamos nos futuros profissionais”, destaca o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília.

O coordenador destaca, ainda, sobre a importância da representação nos municípios. “Com a criação da função dos Assessores Regionais, porta vozes do CRMV-SP, bem como do fortalecimento das Associações de Classe, pois é notório que as necessidades locais sejam priorizadas, citando o caso de Marília com sua Associação de Médicos Veterinários e de sua cidade natal, Tupã, onde confessa ter feito escola na profissão no quesito associativismo. Importante destacar que na própria matriz curricular do Curso de Medicina Veterinária o assunto Ética Profissional é tema de disciplina obrigatória, trazendo a cultura do Conselho para o ensino, com a apresentação das mais importantes esferas, e até mesmo com atividades práticas como a simulação de sessões de julgamento de processos éticos e falando sobre a legislação e o exercício profissional”, diz.

Para o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, é uma alegria e uma honra ter o docente coordenando o curso de Medicina Veterinária da Unimar e representando a categoria. “Parabenizo o Prof. Dr. Fábio Manhoso, em nome de toda a Universidade de Marília. Para nós, é uma felicidade dispor de seu esforço e dedicação para com o curso de Medicina Veterinária. Há muitos anos à frente deste que é um curso pioneiro no estado de São Paulo, primeiro em uma Instituição de Ensino Superior privada, e sempre com muita dedicação e carinho promove educação de qualidade. Muitos profissionais que aqui se formaram, estão transformando o mundo e, agora, com certeza, irá fazer o mesmo pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Parabéns, realmente é um orgulho para a Universidade de Marília tê-lo compondo o nosso time de corpo docente”, finaliza.

free download udemy course
download karbonn firmware