faça parte de um novo começo

Faça parte de um novo começo! Unimar está com inscrições abertas para o Vestibular 2022

Está na hora de recomeçar! Os últimos meses foram marcados pelas incertezas e prejuízos provocados pela covid-19 e que, infelizmente, ainda refletem no dia a dia de muitas pessoas. Mas, chegou o momento de recomeçar. A Universidade de Marília (Unimar) convida a todos para dar início ao um processo de transformação, já que no mundo pós-pandêmico novas oportunidades e meios de trabalho surgirão, sendo preciso estar preparado para enfrentar esses desafios. “Façam parte deste começo”.

Os últimos meses transformaram tudo ao redor e será preciso inovar, em todos os processos e em todas as profissões, para chegarmos ao nosso “normal”. A educação e o conhecimento são as chaves para esta transformação, por isso, será preciso buscar qualificação e estar preparado para enfrentar estes novos desafios. Apenas quem oferece ensino de qualidade conhece as necessidades do mercado e oferece cursos que contam com disciplinas que vão preparar os futuros profissionais para estes desafios.

A Universidade de Marília está com as vagas abertas para o processo seletivo de 2022. De acordo com o Supervisor do Departamento de Comunicação e Relacionamento da Unimar, Fernando Martins, este é o momento em que os jovens precisam estar preparados para transformar o mundo. “Nós, da Universidade de Marília, acreditamos que o ano de 2022 dá início a um novo período pós-pandemia porque, com o avanço da vacinação no estado de São Paulo, é a oportunidade de um novo começo, com o retorno dos eventos e atividades presenciais. Sem contar que aprendemos muito durante a pandemia, sendo também um novo começo de valorização da vida, dos profissionais, da formação e, principalmente, da educação. Por isso, convidamos a todos os interessados em ser um agente transformador a fazer parte deste novo começo”, destaca.

As inscrições para o Processo Seletivo 2022 estão abertas até o dia 03 de novembro para o curso de Medicina e para os demais cursos até o dia 04 de novembro. As provas serão realizadas no campus da Unimar no dia 07 de novembro. Assim como no ano passado, os candidatos para o curso de Medicina, além de poderem realizar a prova em Marília, terão a opção de realizar o processo seletivo nas cidades de São José do Rio Preto, São Paulo, Presidente Prudente, Indaiatuba, Sorocaba, Uberlândia, Goiânia, Campo Grande, Curitiba e Londrina.

Martins explica que desta forma, a Unimar visa contribuir para o bem estar dos candidatos. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos vestibulandos que, por ventura, vivem nestas regiões e poderão participar do processo seletivo, sem precisar se deslocar à Marília”, destaca.

As inscrições podem ser realizadas somente pelo site www.unimar.br/vestibular. O candidato deverá preencher o formulário conforme os procedimentos estabelecidos no próprio site e recolher a taxa em qualquer agência bancária até a data de vencimento. Para o curso de Medicina o valor é de R$200,00 e para os demais cursos, R$30,00. Mais informações podem ser encontradas nos editais disponíveis no site.

O Processo Seletivo será constituído por uma redação, com valor de zero a 40 pontos, e quarenta questões de múltipla escolha que abrangerão os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa (Literatura Portuguesa e Brasileira; Gramática; Interpretação de Textos), Biologia, Química, Física e Matemática.

Os resultados do processo seletivo serão publicados no dia 11 de novembro na Secretaria Acadêmica, a partir das 10h, e a matrícula dos candidatos deverá ser realizada pelo site da Unimar ou na Secretaria Acadêmica nos dias 11, 12 e 13 de novembro, das 8h00 às 21h30.

Excelência no Ensino comprovada

A educação é a principal ferramenta para transformar o mundo. Por isso, a Universidade de Marília não fechou as portas nenhum dia e buscou, desde o início da pandemia, manter o ensino de qualidade para os acadêmicos dos 20 cursos de graduação, de todas as áreas do conhecimento, inovando e utilizando as plataformas digitais para dar continuidade às aulas e atividades.

De acordo com o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, a família Unimar enfrentou com garra o desafio de seguir promovendo educação de qualidade para os acadêmicos. “Com orientação de uma portaria governamental, demos continuidade em nossas aulas para todos os cursos, principalmente para as áreas da saúde que, também, enfrentaram o desafio de combater o vírus. A continuidade foi extremamente necessária para que não perdêssemos nenhum ano de ensino. Foi muito difícil, mas agimos rápido, nos recuperamos e seguimos contribuindo para a sociedade, porque foi o que a pandemia nos exigiu”, ressalta.

No segundo semestre de 2020, quando as Instituições de Ensino foram autorizadas a retomar as atividades práticas, a Unimar já estava inteiramente reestruturada para receber os acadêmicos, docentes e colaboradores, sendo a primeira Universidade da cidade a adotar medidas sanitárias rígidas, equipando os blocos com dispositivos de medição de temperatura, dispenser de álcool em gel, tapetes sanitizantes e mantendo o espaçamento obrigatório nas salas de aula, além de distribuir para todos equipamentos de proteção individual, como máscaras e face shields.

Com o avanço da vacinação, foi possível em 2021 retomar as aulas no formato presencial, dando continuidade ao aprendizado teórico e prático, através das metodologias inovadoras que a Unimar utiliza, ministradas por corpo docente altamente capacitado, formado por mestres e doutores, em estrutura de ponta que conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

Diferenciais resultam na qualidade de ensino da Universidade que foi comprovada pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice Geral dos Cursos (IGC), realizado em 2019 e divulgado este ano, que aponta a Unimar como a 9ª melhor Universidade do estado de São Paulo, sendo a 4ª melhor entre as privadas. O resultado colocou a Instituição em evidência, não só na região, mas em todo o estado, uma vez que neste ranking está ao lado de grandes instituições públicas como a Unicamp, Unifesp, Unesp e UFscar.

A classificação do IGC é um dos mais importantes indicadores de qualidade de avaliação das Instituições de Ensino Superior. A nota se dá mediante a avaliação da média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação, pela matriz curricular, estrutura e corpo docente de cada instituição. Na região de Marília, a Unimar é a única instituição particular de Ensino que conquistou classificação de destaque na comparação do Índice. As demais IES não aparecem entre as 20 primeiras colocadas.

Quebrando recordes, a Universidade alcançou, também, alto índice de avaliação no Guia das Faculdades 2020, promovido pelo Jornal Estadão em parceria com a Plataforma Digital Quero Educação, conquistando 67 estrelas e superando todas as Instituições de Ensino da cidade, recebendo selos exclusivos de “Instituição com mais cursos estrelados na área de Saúde e Bem-Estar de Marília”. “Melhor curso privado de Medicina Veterinária no Estado de São Paulo” e “Melhor curso de Medicina de Marília”.

Além destes demonstrativos, a Unimar ainda conquistou altas notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que são utilizados como avaliação individual dos cursos e compõem parte da nota do IGC. Na última avaliação, dois cursos da área da saúde, Biomedicina e Enfermagem, conquistaram nota 4 no Enade e também no IDD, em escala de 1 a 5, superando os cursos de todas as instituições da região de Marília. Na área dos cursos de Agrárias, a Medicina Veterinária, pioneira no estado de São Paulo, conquistou a nota 4 no Enade e no IDD, sendo o 5º melhor curso do Estado e 2º melhor entre os cursos privados. O curso de Engenharia Civil, na área de exatas, também conquistou a nota 4 no Enade e IDD.

Os cursos de Odontologia e Farmácia conquistaram nota 4 no Enade. Nota máxima em avaliação in loco do MEC, agora nota 4 no IDD, o curso de Medicina da Unimar se destaca pela metodologia de ensino e laboratórios equipados com tecnologia de ponta, além de campos de estágio como o Hospital Beneficente Unimar, Clínicas e a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA). Os cursos de Educação Física, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Agronômica, Fisioterapia e Nutrição alcançaram notas que os colocaram entre as melhores graduações do estado.

“Se a Universidade tivesse parado, prejudicaria todo um complexo da educação e saúde da cidade e região, porque nossos alunos estão ajudando a comunidade a sobreviver, uma vez que são eles que vão servir no amanhã. Estão fazendo os cursos, seus estágios e aprendendo, na prática, o que vai ser muito útil daqui a seis meses ou um ano, quando eles se formarem, principalmente os acadêmicos dos cursos de medicina, fisioterapia, odontologia, psicologia, enfermagem, entre outros cursos, porque precisam deste conhecimento para fazer a diferença e melhorar a saúde no olhar para a frente”. destaca o reitor. Mais informações sobre os cursos e inscrição para o vestibular acesse www.unimar.br/vestibular

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 4 de outubro de 2021 | 244

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!