educação ambiental

Unimar participa da elaboração do projeto de lei para criação do calendário anual de educação ambiental de Marília

A Universidade de Marília (Unimar), através do EAD, participou da primeira reunião de elaboração do calendário anual de educação ambiental, que dará origem a um projeto de lei municipal. A primeira reunião contou com a participação do Chefe da Divisão do Meio Ambiente de Marília, do Coordenador de Educação Ambiental do Conselho Ambiental de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Município de Marília, a Embaixadora do Programa Lixo Zero e integrante do Programa Município Verde Azul.

De acordo com o Coodenador do Curso de Gestão Ambiental da Unimar EAD, Henrique Lacerda Nieddermeyer, é uma honra integrar a equipe e poder agir em prol da cidade. “É uma satisfação nos reunirmos com estes profissionais engajados e comprometidos. Eu me sinto bastante honrado por ter sido convidado para a elaboração do calendário anual ambiental de Marília, estou aprendendo muito ouvindo a cada sugestão proposta e, tenho certeza, que nossos alunos de gestão ambiental só tem a ganhar com esta parceria que a Unimar faz com o poder público”, destaca.

O ensino a distância da Unimar oferece o curso de Gestão Ambiental, objetivo formar profissionais que atuarão na gestão integradora do negócio aptos a pesquisar, auditar, implementar e gerir processos sustentáveis. “Nós vamos engajar nossos alunos nestes projetos e demandas, sempre buscando soluções para que eles consigam diminuir esta lacuna, entre teoria e a prática, e participem efetivamente de cada uma das funções ambientais em Marília”, ressalta Henrique.

O objetivo da elaboração do calendário anual de educação ambiental é integrar o poder público e privado em ações que vão transformar a forma como a cidade lida com o lixo, tentando diminuir áreas de descarte irregular e incentivando a coleta seletiva. A discussão para elaboração do calendário tem a participação do Chefe da Divisão do Meio Ambiente de Marilia, Cassiano Rodrigues Leite, do Coordenador de Educação Ambiental do Conselho Ambiental de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Município de Marília, Wilson Hakamata, a Embaixadora do Programa Lixo Zero, Rosângela Fernandes Dias e o integrante do Programa Município Verde Azul, Leandro Silva Rodrigues.

Para Cassiano Leite, a partir desta discussão, ações serão tomadas para melhorar a questão ambiental da cidade. “A partir da elaboração deste calendário, que será transformado em lei, faremos ações anuais de educação ambiental. Neste momento, estamos buscando informações para montar o calendário visando zerar o lixo de Marília, mas articulando com as demais redes estaduais, municipais e empresas. Esse é o nosso propósito, implantar uma gestão ambiental e uma educação ambiental de alta qualidade do município”, explica.

Ainda segundo Leite, pensar e agir para melhorar o meio ambiente é uma questão de sobrevivência. “A importância desta reunião é porque estamos sentindo o impacto na pele, buscamos esta melhoria no impacto ambiental positivo, como temos visto o apelo mundial, porque precisamos reverter este quadro de desmatamento, queimadas e poluição das águas, porque se não revertermos não teremos futuro. Estamos unindo forças, seguindo o mesmo caminho para ganharmos apoio de outras categorias, empresários, professores, diretores de rede de ensino para ampliar esta ramificação e juntos mudarmos a história ambiental de Marília”, enfatiza.

Para Wilson Hakamada, este é o início de uma melhora exponencial na questão da responsabilidade ambiental. “Estamos bem atrás daquilo que gostaríamos, já deveríamos estar bem mais avançado e começado a pensar na questão há 70 anos. Mas com força de vontade e a capacidade de cada um podemos fazer a diferença lá na frente. Este primeiro encontro foi muito bom, com este novo engajamento e pessoas capacitadas envolvidas, com alegria em participar, faz com que a gente se renove também, porque sabemos que não estamos sozinhos”, conta.

A embaixadora do Programa Lixo Zero de Marília, Rosângela, destaca a união de potencialidades na busca de soluções para um tema de extrema importância. “Trazer este conceito que é usado mundialmente é de grande valor, principalmente porque estamos com pessoas, atores sociais, muito importantes para que possamos trabalhar totalmente o conceito lixo zero no ano que vem em nosso município e avançar em todos os objetivos e resultados, tanto dos empresários como dos gestores públicos e sociedade civil. Acredito que sem este calendário e o envolvimento de todos, nós não iríamos conseguir fazer este trabalho e levar esta responsabilidade social. Tenho certeza que logo mais, Marília será uma das cidades destaques neste assunto, que é o lixo zero”, finaliza.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Publicado por em 10 de novembro de 2021 | 130

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notícias Unimar
Vídeos