conhecimento Constituição

Metodologias Ativas: Acadêmicos do curso de Direito da Unimar expressam o conhecimento sobre Constituição através da arte

Os acadêmicos do 2º termo do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) participaram de mais uma aula inovadora na disciplina História do Direito, ministrada pelo docente e Procurador da República, Dr. Jefferson Aparecido Dias. A dinâmica, que envolveu lápis de cor, giz de cera e cartolina, teve como objetivo estimular a discussão sobre a Constituição Brasileira, Equatoriana e Boliviana, com representação de forma criativa por meio da arte.

De acordo com o Dr. Jefferson, trazer abordagens diferentes para temas de extrema importância para o Direito, torna o processo de aprendizagem mais fascinante. “O Direito, como uma ciência social aplicada e produto cultural, está mais próximo da arte do que as pessoas imaginam! Desenhar é uma excelente forma de expressão e os alunos entenderam a missão e surpreenderam nas apresentações”, explica.

conhecimento Constituição

A turma foi dividida em grupos. Cada um recebeu uma Constituição e a orientação de pesquisar sobre o conteúdo para apresentar em sala de aula, mas sem detalhes de como seria este momento. No dia da apresentação, os acadêmicos foram reunidos na Biblioteca Central da Unimar e lá, descobriram que iriam “desenhar” as constituições.

Ainda segundo o Dr. Jefferson, a dinâmica foi uma surpresa para a classe porque a intenção era fazer com que eles se aprofundassem no debate, em equipe, estimulando a criatividade e a compreensão no tema. “Tanto na execução dos desenhos, quanto nas apresentações (no formato “elevator pitch” de 5 minutos) os acadêmicos mostraram o seu brilhantismo”, conta.

A acadêmica Giovana Horita Alonso participou do grupo que pesquisou sobre a Constituição de 1988. Para ela, foi uma grata surpresa a aula. “Sem dúvidas, foi uma experiência extremamente enriquecedora! A ideia do professor Jefferson de utilizar outros meios de demonstrar nossa pesquisa, utilizando de formas que mudam nossa perspectiva, faz com que não só o aprendizado fique muito mais fácil de entender e fixar, assim como abre espaço para nós, como um grupo, apresentar de uma maneira mais eloquente e clara! Sem contar que foi extremamente divertido e uma experiência que iremos guardar do nosso curso com muito carinho”, destaca.

conhecimento Constituição

Segundo a acadêmica Maria Luiza Galdino, que integrou o grupo que pesquisou sobre a Constituição do Equador, contou que a experiência foi de grande proveito e ensinamentos para todos os alunos da sala. “O Prof. Jefferson sempre buscou, desde a primeira aula que nos deu, trazer o ensino do Direito de maneira dinâmica e divertida, mas sempre garantindo a fixação do conteúdo. Posso dizer que a experiência foi incrível, muito proveitosa, divertida e cheia de conhecimento. Eu acredito que esse é um dos grandes diferenciais que a Unimar oferece para todos seus alunos, porque facilita e dinamiza o aprendizado, uma vez que as técnicas de aplicação de aula e trabalhos fazem com que os alunos pesquisem e se desenvolvam criativamente, transmitido de maneira mais clara e didática”, destaca.

Para o acadêmico José Rodrigues Macedo, que apresentou a Constituição da Bolívia, a experiência foi excelente. “Além de trazer uma dinâmica entre os acadêmicos, faz com que o estudo seja agradável e aumente o nosso interesse na matéria. Isso contribui e muito no processo de ensino, pois nos traz uma forma diferenciada de assimilar sobre o conteúdo, porque ali passamos por uma experiência que além de trazer o ensino, faz com que a gente desenvolva a liberdade de exposição ao público. No geral, é uma ótima forma de ensino”, diz.

Publicado por em 29 de novembro de 2021 | 730