Mindful eating

Você sabe o que é “mindful eating”?

Pense numa situação: fazer uma refeição, prestando atenção nela, sem fazer ou pensar em mais nada. Você faz isso?Caso sua resposta seja sim, está de Parabéns! Você pratica a chamada “mindful eating” ou “comer com consciência”. Significa que você se dedica ao ato de se alimentar, presta atenção no que está comendo, você observa aspectos do alimento como aroma, textura, temperatura e sabor. Mindful eating é ter atenção plena e estar, de fato, presente no contexto da alimentação, participar dela.

Mindful eating vem da palavra mindfulness, que pode ser traduzida como “atenção plena”. Mindfulness pode ser aplicado a tudo que fazemos, como estudo, trabalho, relacionamentos e também comer.

Caso você seja uma pessoa que se distrai com outras coisas durante a refeição, sem perceber o que e quanto está comendo, procure mudar isso. Pesquisas mostram que a Mindful eating traz benefícios para a saúde física, mental e emocional.

10 passos para praticar o mindful eating

  • 1 – Ouça e respeite os sinais de fome e saciedade
    Preste atenção nos seus sinais internos referentes à alimentação. Perceba quando está com fome e também quando já está satisfeito. Tome cuidado para não confundir fome com vontade de comer.
  • 2 – Tenha horários de rotina para se alimentar
    É importante ter horários para tudo: trabalhar, estudar, cuidar da casa, lazer, aproveitar a família e, claro, para realizar as refeições! Quando temos uma rotina bem estabelecida nosso dia a dia fica mais organizado e torna-se mais fácil estar no momento presente, como também lidar com os imprevistos.
  • 3 – Coma devagar
    Dedique-se plenamente ao momento que você delimitou para sua alimentação e concentre-se na refeição. Não use celular ou tablete e nem assista TV neste momento, eles tiram sua atenção da alimentação.
  • 4 – Sirva-se de porções menores
    Coloque uma quantidade menor de comida no prato e também no garfo ou colher que levará à boca. Assim fica mais fácil comer devagar e identificar quando se atingiu a saciedade. Se continuar com fome, sirva-se novamente, sempre respeitando as mensagens que o corpo envia e evitando excessos.
  • 5 – Mastigue os alimentos por mais tempo
    Além de contribuir para aproveitar melhor a refeição, com mais prazer, também pode ajudar a perceber os sinais de saciedade e evitar comer mais do que deveria.
  • 6 – Arrume a mesa antes de comer
    Do mesmo modo que arruma-se o ambiente para uma prática de meditação, devemos arrumar a mesa antes de comer o que deixará o ambiente adequado e mais agradável para praticar o mindful eating e ter uma refeição mais prazerosa.
  • 7 – Respire bem e relaxe antes de comer
    Assim você se concentra e se prepara para o momento da refeição.
  • 8 – Solte os talheres na mesa para aumentar a sua percepção
    Isso permite uma pausa entre as garfadas, percebendo a saciedade e as emoções que você está sentindo.
  • 9 – Coloque uma música ambiente com um ritmo mais lento
    Isso pode tornar o espaço mais agradável e ajudar você a desacelerar e a comer no mesmo ritmo da música: lentamente.
  • 10 – Deguste os alimentos como se estivesse descobrindo-os pela primeira vez
    Preste atenção a todos os seus sentidos e aproveite as sensações prazerosas do ato de comer.

Bom mindful eating para você!

Fonte: https://sophiederam.com/br/comportamento-alimentar/mindful-eating-o-que-e/. Acesso em: 05 fev. 2022.


Publicado por em 8 de fevereiro de 2022 | 1.122

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!