Liga Acadêmica em Saúde Pública

Nova Liga Acadêmica do curso de Medicina Veterinária irá abordar a saúde pública

A nova Liga Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) tem como foco a saúde pública veterinária, que aborda as doenças que contaminam animais e humanos, ampliando o conhecimento dos acadêmicos por meio de estudos aprofundados, palestras de profissionais atuantes na área e visitas técnicas em empresas e órgãos públicos.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, o Prof. Dr. Fábio Manhoso, a saúde pública é uma das mais importantes áreas dentro da profissão. “A saúde pública é uma área que representa cada vez mais um expoente na Medicina Veterinária. O médico veterinário é cada vez mais demandado para atuar nesta área que mostra a sua atuação para a humanidade, seja no controle de zoonoses, seja no controle sanitário dos alimentos de origem animal, como por exemplo, por isso temos que debater o assunto com alunos que realmente tem esta aptidão de uma forma mais pontual e concreta”, explica.

A diretoria da Liga é composta por quatro acadêmicos: Ana Beatriz Scrocca, Ana Carolina Leal, Bruna Crescente Tukasan e Caio Ferreira Repik, e os estudos serão supervisionados pelos docentes Fábio Manhoso e o coordenador do curso e professor Dr. Raul Silva Girio.

Segundo o Professor Raul, as Ligas são significativas dentro da graduação, por possibilitarem o aumento do conhecimento em um tema específico. “Neste caso, os alunos de Medicina Veterinária estarão submersos neste contexto da saúde pública, que é importantíssima para a formação do médico veterinário, uma vez que ele cuida dos animais e das pessoas. É uma área em ascensão e eles terão a oportunidade de ter um conhecimento mais especializado”, destaca.

O integrante da Liga, o acadêmico Caio Ferreira Repik, conta sobre a alegria de integrar o grupo. “A saúde pública e única é uma área que eu já tenho interesse, por isso, quando convidado a fazer parte da Liga, de pronto aceitei. Será interessante poder ter esta experiência na Universidade, porque vai nos preparar para a carreira e possibilitar networking”, afirma.

A Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária está em fase de planejamento dos cronogramas de estudos e palestras, bem como o processo seletivo para novos integrantes. De acordo com a acadêmica Ana Carolina Leal, em três semanas a Liga começa com as atividades. “Estamos prevendo reuniões e palestras de profissionais que atuam na área e, também, temos a intenção de promover visitas técnicas a frigoríficos, serviços de inspeção municipal e centro de zoonoses. O objetivo é obter experiência e nos destacarmos no mercado”, destaca.

“Os alunos estão de parabéns. Nós iremos apoiá-los e orientá-los, até porque esta é a minha formação, em medicina veterinária preventiva com foco na saúde pública, e junto com o professor Raul, que leciona em disciplinas afins, vamos construir uma Liga de sucesso. Estamos muito felizes com a nossa terceira liga, a todo vapor, acompanhando o desenvolvimento da profissão”, finaliza o coordenador do curso de Medicina Veterinária.

Para conhecer mais sobre o curso de Medicina Veterinária e as Ligas Acadêmicas, acesse: www.unimar.br

Publicado por em 4 de março de 2022 | 676