Processo de Orientação Vocacional

Clínica de Psicologia da Unimar está com vagas abertas para o Processo de Orientação Profissional

São vagas limitadas, com valor social, voltado a jovens a partir dos 16 anos e pessoas que desejam iniciar ou estão fazendo o processo de transição de carreira.

A Clínica de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) está com vagas abertas para o Processo de Orientação Profissional, que tem como objetivo amparar a pessoa no processo de escolha ou transição de carreira. Podem participar jovens a partir dos 16 anos. Os atendimentos possuem valor social e são realizados de forma presencial e individual.

De acordo com a coordenadora do processo de orientação profissional, a docente Elaine Cordeiro, o objetivo é tornar o processo de escolha de carreira menos estressante. “O Processo de Orientação Profissional é um projeto em que a gente trabalha junto com a pessoa, o orientando, para a escolha de uma profissão, porque às vezes ela tem dificuldade de definir o que ela gostaria de trabalhar e, também, tem pessoas que ficam na cabeça que precisam ser assertiva, porque é para um longo período, gerando uma ansiedade, e é neste processo que iremos atuar”, explica.

Ainda segundo a docente, esta descoberta se dá por meio do autoconhecimento. “Diante da personalidade de cada orientando a gente consegue fazer uma ligação com as características profissionais e, então, chegar ao resultado de uma escolha profissional. O Processo é bem dinâmico e rápido, de seis a oito sessões, em que o orientando participa ativamente com testes e exercícios para que a escolha seja assertiva”, complementa.

Podem participar do Processo de Orientação Profissional pessoas com idade a partir dos 16 anos. “A orientação profissional não é somente para quem irá fazer um vestibular, a orientação é, também, para pessoas que estão insatisfeita com a atual profissão e não sabem muito bem se o que fazem realmente traz satisfação, então ela participando do processo terá apoio para se encontrar e mudar de área”, destaca Elaine.

Processo de Orientação Profissiona

As sessões são realizadas na Clínica de Psicologia da Universidade de Marília pelos acadêmicos que estão no quinto ano da graduação, com a supervisão dos docentes. O Processo de Orientação Profissional tem duração de seis a oito semanas.

A acadêmica Lívia Villarrubia conta como é enriquecedor chegar ao último ano da graduação podendo apoiar as pessoas no processo de escolha profissional. “Atuar na área no último ano de graduação é muito interessante e, muito mais, é participar de um processo em que veremos a evolução de muitas pessoas e, claro, evoluir juntos. É gratificante. De certa forma, estarei fazendo parte de uma história, que às vezes não tinha para onde caminhar e estarei nesse processo, participando e sendo facilitador”.

O acadêmico Danilo Cesar de Oliveira conta sobre a felicidade de começar a colocar em prática tudo o que aprendeu nos quatro anos de graduação. “Chegamos a um momento muito esperado, que é começar a atuar na área, porque até então estávamos no processo de formação teórica com a orientação profissional, mas agora no quinto ano poderemos validar as nossas

experiências. Digo, até mesmo, que é um processo de orientação profissional para nós também, para descobrirmos em qual área a gente se identifica, se é na psicologia clínica, escolar, na organização empresarial, enfim, é o momento de viver intensamente o quinto ano, uma parte fundamental da graduação, dando continuidade em nosso rumo profissional”, destaca.

O Processo de Orientação Profissional possui o valor social de R$20,00 por sessão. Para participar, basta se inscrever pelo telefone 2105-4041 ou de forma presencial na Clínica de Psicologia da Unimar, localizada no bloco 5 da Universidade de Marília.

download udemy paid course for free
download lenevo firmware
free download udemy course