Curso de Medicina Veterinária da Unimar recebe diretores da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários e da Associação Nacional dos Médicos Veterinários

Curso de Medicina Veterinária da Unimar recebe diretores da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários e da Associação Nacional dos Médicos Veterinários 

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Universidade de Marília e levar aos acadêmicos conhecimento sobre a gestão empresarial na área da medicina veterinária

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) recebeu os diretores da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV) e da Associação Nacional dos Médicos Veterinários (ANMV). A comitiva conheceu a infraestrutura da Universidade, a metodologia de ensino e promoveu duas palestras sobre gestão de carreira, uma voltada aos profissionais da área e outra para os acadêmicos. 

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar,  Prof. Dr. Fábio Manhoso, foi uma alegria receber a comitiva. “É muito importante estar com estas Associações,  no sentido de agregar valor à nossa profissão, porque buscamos, cada vez mais, uma sinergia para que possamos juntos fazer a medicina veterinária de qualidade. A visita deles a nossa Universidade, que é um embrião desta construção, é muito salutar, porque estão aqui para falar com os colegas, mas também com os alunos, além de conhecer a estrutura do curso”, conta 

A visita técnica foi realizada no bloco 8 da Unimar, sendo apresentados os laboratórios de práticas e o Hospital Veterinário, bem como a Fazenda Experimental e Fazenda Água Limpa. O objetivo foi apresentar a estrutura diferenciada da Instituição e a missão do curso na formação de qualidade dos profissionais.   

O Presidente da ABHV, João Buck, contou que ficou encantado com a estrutura da Unimar. “Realizar esta visita é um orgulho gigante. Nós, que viajamos o Brasil todo, é muito legal chegar à Universidade de Marília, que tem tamanha estrutura, e ser recebidos com tamanho carinho, porque a Medicina Veterinária precisa deste tipo de entrega. Fiquei muito feliz e orgulhoso da nossa classe”, destaca. 

A Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABVM), criada há cinco anos, tem como objetivo ser referência para as estruturas clínicas, hospitalares e centros de diagnóstico para que, assim, seja exercida uma medicina veterinária de alto nível.  “Nossa intenção é reunir a classe para tentar trazer mais conteúdo de gestão e informação, para que a gente eleve a régua da medicina veterinária. Estamos muito felizes, porque encontramos muita vida inteligente aqui na Universidade de Marília”, destaca Buck.   

O tesoureiro da Associação Nacional dos Médicos Veterinários, Thomaz Marzano, ressaltou os diferenciais da Universidade de Marília no processo de ensino. “Durante a visita, lembrei da minha época de faculdade e me vi ali, tanto na área de pequenos quanto a grandes, e a importância de ter os animais para os estudantes poderem tocar e vivenciar a profissão. Na minha percepção, o que faz o médico veterinário que a gente precisa ter, que é o profissional completo, entendendo todos os pontos, área por área.  Eu fico super feliz de ver que ainda temos Universidades assim”, ressalta.  

A ANMV é uma associação sem fins lucrativos, focada em beneficiar a profissão da medicina veterinária e auxiliar o veterinário em sua evolução pessoal, técnica e profissional. “Eu fico muito feliz, como representante da Associação, encontrar uma Universidade que traz a vanguarda da profissão, que é a prática unida à teoria”, diz. 

Gestão de carreiras na Medicina Veterinária 

A visita técnica a Unimar também contou com uma palestra sobre Gestão de Carreiras dentro da medicina veterinária aos acadêmicos. O objetivo foi levar informação sobre a necessidade de agregar conhecimentos sobre o tema para um futuro promissor dentro da profissão. Três palestrantes compartilharam experiências e orientações. 

Curso de Medicina Veterinária da Unimar recebe diretores da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários e da Associação Nacional dos Médicos Veterinários
A visita técnica a Unimar também contou com uma palestra sobre Gestão de Carreiras dentro da medicina veterinária aos acadêmicos.

O diretor da ABHV, Paulo Corte Neto,  destacou a importância deste conhecimento. “A ABHV cuida para que o acadêmico seja encaminhado para o mercado e tenha oportunidades. Conversamos com os médicos veterinários aqui de Marília e região e, agora, com os acadêmicos para que conheçam nosso trabalho e que possamos ajudá-los na conquista por uma vaga no mercado. Por isso, trouxemos a palestra sobre gestão, que já faz parte da grade da Unimar, mas que podemos de alguma forma reforçar o tema. Quero agradecer à Unimar pela recepção da nossa equipe, em nome do Fábio Manhoso. Ficamos muito felizes com tudo o que vimos na Universidade, vocês estão de parabéns”, concluiu. 

A embaixadora universitária da ABHV, Letícia Belo, falou sobre a importância de pensar em gestão de carreira ainda na graduação. “Eu passei por isso recentemente, o ser aluna que precisou sair para o mercado de trabalho e falo que estou ainda de fraldas na veterinária, porque me formei há um ano e meio, mas entendo o sofrimento diário dos acadêmicos por conta da preocupação sobre o que vai acontecer depois. Em conjunto com a ABHV, daremos orientações para que entendam que a parte técnica é uma obrigação para nós e que será o que vai diferenciar a todos no mercado de trabalho”, diz.  

Para a diretora operacional das gerações da ABHV, Stephanie Carmo, compartilhar experiências ajuda no crescimento de todos. “Eu contei um pouco sobre minha jornada, mostrando que precisamos aprender nas dificuldades e que não podemos ter medo das mudanças e enfrentar os desafios, assim, a partir de uma história real mostrei que no final tudo dá certo”, enfatiza.  

O acadêmico da Unimar e membro da Associação do Conselho de Curso, João Campos, falou sobre a oportunidade da interação com as Associações. “A palestra gestão de carreiras é um tema muito importante, eu mesmo estando no último ano, não me canso de buscar informação e conhecimento nesta área para me destacar no mercado”, conta. 

O docente da Unimar, Cristiano Parra, destacou a necessidade da disciplina na graduação. “A gestão é muito importante em todas as áreas. A gente tem visto o aumento do empreendedorismo no Brasil e para isso, você precisa saber gerir seu negócio ou a sua carreira, por isso, é extremamente importante que o profissional de medicina veterinária saia com este conteúdo na bagagem”, finaliza. 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog


Publicado por em 2 de junho de 2022 | 461

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGD
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD