congresso einstein

Pesquisas científicas relacionadas ao Projeto Crianças Salvam Corações da Unimar e HBU estão entre os trabalhos aprovados para o II Simpósio Internacional Einstein de Pacientes Graves

Duas pesquisas científicas realizadas à partir dos resultados obtidos com o projeto Crianças Salvam Corações, desenvolvido pela Universidade de Marília (Unimar), por meio dos cursos de Medicina, Enfermagem, Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NIPEX), e Hospital Beneficente Unimar (HBU), foram aprovadas para o II Simpósio Internacional Einstein de Pacientes Graves do Hospital Israelita Albert Einstein. Os dois trabalhos serão apresentados de forma online.

O coordenador do projeto, o docente da Unimar, Prof. Dr. Uri Flato, destaca os resultados obtidos com o projeto em pouco mais de quatro meses de atividade. “Foram aprovados os dois trabalhos que enviamos e ficamos muito felizes com o resultado, porque estamos levando o Projeto para todo o Brasil e exterior, por meio da parte científica, que está sendo desenvolvido por alunos da Unimar em prol da sociedade e, o melhor, que já está trazendo os primeiros frutos para a Universidade, porque é onde ela deve estar, no lugar mais alto do pódio”, ressalta.

Dr. Uri destaca também que os acadêmicos, além de se beneficiarem academicamente, estão contribuindo com a sociedade. “Eles estão trabalhando simultaneamente em três grandes frentes: a de responsabilidade social, com ações para a melhoria e benfeitoria da sociedade; na parte da educação, em que estão desenvolvendo as habilidades e competências de liderar, instruir e de educar, e o terceiro pilar que é o científico, ou seja, a produção de conhecimento baseado num projeto que fazem parte desde o início. Isso é o círculo virtuoso do aprendizado, responsabilidade social educação e parte científica”, complementa.

Os dois trabalhos aprovados foram: “Projeto Crianças Salvam Corações: avaliação da percepção e conscientização de familiares e alunos sobre a formação CPR como Resumo na área de Cardiologia” da egressa da Unimar Julia Caroline Romão, e o trabalho “Projeto Crianças Salvam Corações: ressuscitação cardiopulmonar somente com as mãos para crianças em idade escolar”, do acadêmico Yuuki Daniel Tahara Vilas Boas.

A egressa da Unimar, Julia Caroline Romão, destaca como sente-se lisonjeada. “Eu me formei na Unimar e estou participando do projeto, o que é gratificante, porque ao colocar um pouco do meu conhecimento sinto que contribuo com vidas, ainda mais com esta aprovação no Einstein. Gerar conhecimento científico é muito importante, não só para mim, mas para todos os integrantes do projeto e, além disso, estamos mostrando para as crianças como é importante salvar corações e é uma grande felicidade fazer parte de tudo isso”, conta.

O Projeto “Crianças Salvam Corações” tem como objetivo ensinar às crianças e adolescentes, de até 17 anos, sobre a parada cardiorrespiratória e como realizar os primeiros socorros, fazendo com que elas possam identificar e socorrer as pessoas em caso de emergência. Até o momento, mais de 130 crianças e adolescentes participaram dos treinamentos, além de 30 pais.

Outros cinco trabalhos científicos de acadêmicos que fazem parte do Projeto foram enviados a congressos e aguardam confirmação. Um deles foi desenvolvido pela acadêmica do curso de Medicina, Giuliana Simões Nakano. Para ela, participar do projeto é especial. “Eu submeti um trabalho para o XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva presencial em Brasília e está sendo benéfico para minha carreira, não só pelo crescimento acadêmico, mas porque integrar o Projeto nos faz crescer como pessoas, o que é mais importante. Este resultado, de muitos trabalhos excelentes, se dá pelo trabalho em equipe que estamos desenvolvendo, todos se conhecem, se ajudam e prosperam”, destaca.

Escolas e Instituições que desejam levar o treinamento para as crianças e adolescentes, podem entrar em contato através do NIPEX da Unimar no número (14) 2105-4001.

Publicado por em 27 de julho de 2022 | 539