Conheça a bibliografia para seleção de Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar

As inscrições podem ser feitas até 16 de agosto através do site ppgd.unimar.br

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (PPGD Unimar) está com as inscrições abertas até o dia 16 de agosto. No total, são ofertadas 28 vagas, sendo 14 vagas para o Mestrado e 14 vagas para o Doutorado. Para guiar os estudos, os docentes indicaram dois livros. Os interessados devem inscrever-se através do site ppgd.unimar.br.

No processo de inscrição, o candidato deverá escolher uma das duas linhas de pesquisa: “Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais” e “Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas”. O candidato deve optar no momento da inscrição por apenas uma linha de pesquisa.

Para guiar os estudos, foram indicados dois livros. Confira:

• GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988, Malheiros, São Paulo, 2005. (Capítulo 5 – Interpretação Crítica da Ordem Econômica na Constituição de 1988 – a partir da pág. 190 – item 81 ao final da pág. 214.)

O livro do professor Eros Roberto Grau, Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, é um clássico para aqueles que buscam aprofundar a interpretação e crítica ao capítulo da Ordem Econômica da Constituição Federal de 1988, essencial no estudo sobre as formas de atuação do Estado em relação ao processo econômico. “É um livro que serve de base para o moderno Direito Econômico e, por isso, se relaciona intrinsicamente com as linhas de pesquisa dos Programas de Mestrado e Doutorado da Unimar”, destaca o coordenador do PPGD, Professor Dr. Jonathan Barros Vita.

• TAVARES. André Ramos. Direito Constitucional Econômico, Editora Método, São Paulo, 2006. (Parte III – Livre Iniciativa e Livre Concorrência no Brasil – Pág. 237 a 276)

O livro do professor André Ramos Tavares, constitucionalista e estudioso do Direito Econômico, é outra obra que figura dentre os clássicos, sobre a interseção entre Direito Constitucional e Direito Econômico. Os assuntos abordados nesta obra vão da relação entre Constituição, Estado e Economia, passando por uma abordagem crítica sobre o Direito constitucional econômico brasileiro e tratando de temas como livre-iniciativa e livre concorrência. “O livro traz à tona reflexões importantes que nos ajudam a discutir questões contemporâneas acerca do processo de desenvolvimento e crescimento econômico, bem como do papel do Estado nessa perspectiva”, destaca o coordenador do PPGD, Professor Dr. Jonathan Barros Vita.

Publicado por em 12 de agosto de 2022 | 344