Internacionalização: Docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar viajam para outros países e participam de projetos de pesquisas e fórum de educação

A internacionalização é um dos processos de destaque no meio profissional. Universalizar o conhecimento é uma das mais importantes metodologias e a Universidade de Marília (Unimar), sempre na vanguarda da educação, faz este intercâmbio com Instituições de Ensino de todo o mundo. Os docentes do curso de Medicina Veterinária, recentemente retornaram de duas importantes atividades, um Fórum de Educação no Chile e um intercâmbio no Texas, EUA.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, o curso, bem como toda a Instituição, tem como característica buscar sempre oferecer meios para o crescimento profissional dos acadêmicos. “A internacionalização da Unimar tem este contexto de entrelaçar ainda mais nossos docentes e acadêmicos, mas não apenas a Medicina Veterinária, mas a Universidade como um todo. Porque é esse nosso compromisso, o de fazer um curso voltado para o melhor”, explica.

O coordenador apresentou dois trabalhos de pesquisa no Fórum de Educação Veterinária no Chile, promovido pela Associação Panamericana de Faculdades de Medicina Veterinária. Um dos trabalhos, apresentado em pôster, foi realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araçatuba, intitulado “Efeito da Educação em Saúde no Controle de População de Filbotomeros”.

O outro trabalho, apresentado no formato oral, realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMVSP), apresentou as “Ações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, Brasil, com foco no fortalecimento do ensino da graduação”. Para o coordenador, foi mais uma grande oportunidade de enriquecimento profissional. “Uma troca de experiências muito importante nesta participação ao Fórum, com a presença de representantes de toda a América, foi um crescimento profissional importante”, destaca.

Fábio Manhoso em visita a Universidades no Chile

Além de participação no Fórum, o coordenador visitou duas Instituições de Ensino no país. “Tivemos a oportunidade de fazer uma visita à Universidade do Chile, que possui um dos melhores cursos de Medicina Veterinária de toda a américa. Fomos recepcionados pelo diretor e professores que coordenam a parte de pós-graduação e graduação e, ali, conseguimos buscar o início de uma formalização do termo de cooperação institucional, o que é muito importante para nós da graduação em nível acadêmico, docência e pós-graduação. Além disso, visitamos também a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, também uma das principais da américa que, mesmo com um curso jovem, com apenas 3 anos, mostra toda uma característica de qualidade, com laboratórios de alto nível”, conta.

A Universidade de Marília estava representada, também, no Texas A&M University, uma das mais tradicionais Instituições de Ensino dos Estados Unidos. A docente do curso de Medicina Veterinária, Letícia Peternelli da Silva, por cerca de dois meses participou de estudos inovadores na área da genética. “A Universidade tem como base a pesquisa na graduação, extensão e pós-graduação, e é muito aberta aos estrangeiros. Fui muito bem recebida pela Instituição e pelos profissionais que atuam lá, sendo muito bom poder aprender e pesquisar com os professores, principalmente, porque tive contato com uma área que é nova, que é a teoria genética usando a técnica CRISPR-Cas”, conta.

Para a docente, esta oportunidade irá beneficiar o curso. “Fui para aprender esta engenharia genética usando linhas celulares e embriões de animais de produção, algo que acredito que complementará o meu trabalho, porque trazer esta evolução da produção para os nossos alunos é único e grandioso. Existem muitas pesquisas utilizando esta mesma técnica, eu pude ver algumas como modelo experimental humano para o desenvolvimento e tratamento de doenças e, também, na resistência de doenças animais. É algo que acredito ser o futuro dentro da produção e trazer isso para os nossos alunos é muito interessante. Sem contar que abrimos uma porta, um dos importantes papéis desta visita, beneficiando nossos alunos, para que eles possam ter esta chance de estudar, fazer estágio curricular e extracurricular na Instituição”, complementa.

Publicado por em 5 de setembro de 2022 | 314