nota 5 pós-graduação direito unimar

Avaliação do MEC coloca os cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar entre os melhores do Brasil

Os cursos de Pós-graduação em Direito conquistaram a nota 5 do MEC em avaliação quadrienal

Inovação, tradição, qualificação do corpo docente e completa infraestrutura são características que retratam a qualidade de um curso e que compõem a Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar). Excelência constatada na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), o Mestrado e o Doutorado integram o grupo dos melhores cursos do país.

De acordo com o coordenador do curso de Pós-graduação em Direito da Unimar, Prof. Dr. Jonathan Barro Vita, é uma honra fazer parte desta conquista. “É com grande orgulho e felicidade que podemos anunciar a nota 5 na avaliação da CAPES, a qual representa um marco da nacionalização e internacionalização dos nossos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar, refletindo o grande esforço da nossa comunidade acadêmica, incluindo nossos professores, corpo técnico e alunos, sem esquecer do grande apoio da Reitoria e Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Apenas juntos, em um propósito comum, é que conseguimos esse resultado que será mais um marco da nossa história de sucesso acadêmico rumo a um futuro ainda mais brilhante, o qual também é marcado por um importante retorno à sociedade através de nossos projetos e ações. Obrigado a todas e todos que nos apoiaram em cada passo dessa caminhada”, declara o coordenador.

A avaliação quadrienal é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação, e tem como objetivo acompanhar a qualidade dos cursos ofertados.

Segundo o coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar, Prof. Dr. Emerson Borges, sempre no time de excelência, os cursos de Mestrado e Doutorado são diferenciados. “Sempre obtivemos a nota 4 nas avaliações, o que demonstrava qualidade e potencial de crescimento, uma das causas, inclusive, para a aprovação do Doutorado no final de 2016. A partir disso, direcionamos os nossos esforços para os pontos que entendemos relevantes, como a inserção social, solidariedade, adesão maciça aos programas de bolsas, internacionalização, melhoria da Revista e interação com a graduação e com a rede básica de ensino. Em todos os itens, tivemos e demonstramos evolução. O resultado não podia ser outro e foi coroado com essa nota 5, uma nota altíssima e obtida por pouquíssimos programas de pós-graduação em Direito no Brasil”, celebra o coordenador-adjunto.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar possuem metodologias que apresentam novas práticas aos acadêmicos, implementando competências e habilidades que favorecem a atuação profissional e acadêmica, oferecendo diferencial em concursos públicos e atuação em instituições privadas. A Pós-graduação consolida a qualidade do ensino, uma vez que a Instituição é a única da região a ofertar Programa completo de formação na área jurídica.

Segundo a Pós-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, este reconhecimento é para ser comemorado com toda a comunidade. “Que alegria alcançar este patamar de qualidade, excelência na pós-graduação. A nota 5 para o Programa de Pós-graduação em Direito significa que estamos no caminho certo, crescendo na qualidade na pós-graduação, na ciência, na tecnologia  e na inovação do nosso país.

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, comemora a conquista. “Em todos estes anos de Unimar, sem dúvida, hoje é um dos melhores dias. A divulgação do resultado de um trabalho da pós-graduação em Direito, que eleva ainda mais o nível da nossa Universidade. Parabéns para toda a comunidade, viva todos os egressos que passaram e fizeram esta história, nossos alunos, professores e coordenação. Aproveito a oportunidade para convidar todos para que venham estudar na Unimar, a única instituição de ensino da região na qual é possível fazer graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Direito”, finaliza o reitor.

Publicado por em 14 de setembro de 2022 | 441