outubro pet rosa

Outubro Pet Rosa: Hospital Veterinário da Unimar realiza campanha de conscientização sobre o câncer de mama em animais

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Hospital Veterinário, realiza a campanha “Outubro Rosa Pet”, que tem como objetivo conscientizar os tutores sobre o câncer de mama nos animais e a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos adequados. Este ano, além dos docentes e Médicos Veterinários aprimorandos, participa da campanha a Liga Acadêmica de Cirurgia Veterinária (LACVUM).

De acordo com a docente do curso de Medicina Veterinária, Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, é recorrente os casos nos animais, por isso a importância da campanha. “Estamos, mais uma vez, com ações que visam conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos animais, mostrando que é preciso realizar a palpação das mamas constantemente, porque quanto antes for realizado, mais chance de cura. Desta forma, orientamos que ao identificarem qualquer nódulo ou aumento de volume, buscar atendimento médico”, destaca.

O câncer de mama é um tumor hormônio-dependente provocado pelas alterações hormonais, que possibilitam as células mamárias a se multiplicarem de uma maneira errônea e formar o câncer. Nos animais, a causa se dá por dois fatores, o uso de anticoncepcionais ou a gravidez psicológica. Para a prevenção, os médicos veterinários indicam a castração.

Com a Campanha Outubro Rosa Pet, queremos orientar os tutores que é preciso ficar atento à doença. “A orientação será sobre o diagnóstico precoce e o melhor tratamento ao câncer de mama, que é uma neoplasia que acomete com grande frequência tanto cadelas, quanto gatas e que pode fazer metástase, assim disseminando aos órgãos distantes e gerar complicações”, detalha.

Este ano, além dos docentes do curso e os aprimorandos em Medicina Veterinária, a ação conta com a participação dos acadêmicos da Liga Acadêmica de Cirurgia Veterinária.

A acadêmica do sexto termo de Medicina Veterinária, Isabela Damasceno de Oliveira, integrante da (LACVUM), destacou como a campanha será benéfica para seu crescimento de carreira. “Para mim, é muito gratificante ter a chance de levar informações para as pessoas sobre o bem-estar animal. Além disso, é importante para meu desenvolvimento, porque sairei mais preparada para o mercado”, conta.

Para a acadêmica do oitavo termo de Medicina Veterinária, Gabriela Campos, está sendo uma oportunidade única. “Eu vejo este projeto com grande importância, porque além de ter o controle das doenças e conscientizar os tutores, vou adquirir mais experiência e, com certeza, vou levar este aprendizado para a vida, porque vai somar em muito na minha carreira”, diz.

outubro pet rosa

Ainda segundo a docente Cláudia Repetti, estas ações são os diferenciais na construção da carreira acadêmica. “Para o acadêmico é fantástico, porque eles têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na teoria e aprender a ter esse envolvimento com o público”, informa.

Ao longo do mês, os animais que passarem por atendimento no Hospital Veterinário da Unimar serão avaliados e os tutores receberão orientações. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para mais informações, ou agendamento, entrar em contato através do (14) 2105-4065.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 18 de outubro de 2022 | 218

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!