paródia direito

Metodologias Ativas: Acadêmicos do curso de Direito da Unimar aprendem sobre Direito do Consumidor criando paródias

Os acadêmicos do sexto termo do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) criaram paródias usando o tema: Princípios da Defesa do Consumidor. A atividade foi realizada na disciplina de Estudos do Consumidor, aplicada pelo docente e procurador da república, Dr. Jefferson Aparecido Dias.

De acordo com o docente, a proposta era fazer com que os alunos utilizassem os princípios da Defesa do Consumidor para fazerem paródias ou “jingles”. “A proposta desta vez era diferente, pois, a partir dos princípios que norteiam a relação de consumo, fixados no Código de Defesa do Consumidor e na própria Constituição, os alunos deveriam criar e cantar paródias ou “jingles” para transmitir tais princípios aos colegas de classe. A ideia é que o aluno possa participar de uma sala de aula invertida e que ele apresente sua pesquisa de forma lúdica, assumindo o papel de protagonista”, explica.

A turma foi dividida em grupos e cada um escolheu um tema. Eles escolheram a música que seria usada como base para a paródia, produziram a letra, gravaram e editaram o material, que foi apresentado em sala de aula.

paródia direito

Ainda segundo o Dr. Jefferson, os alunos se empenharam e entregaram excelentes materiais. “Mais uma vez fiquei bastante contente com o resultado. Os alunos aderiram à proposta, foram até os estúdios da Unimar para gravar a música, com grande dedicação e eu fiquei muito contente porque, ao final, todos eles conseguiram cumprir a tarefa que era tratar dos princípios que norteiam a relação de consumo com uma paródia”, destaca.

Para a acadêmica Amanda Souza Ferreira Cabral Bambini e Silva foi divertida a produção do material, sem contar que aprender de forma prática tornou mais fácil a absorção do conteúdo. “Confesso que foi desafiador, mas quando a letra estava pronta e as ideias foram surgindo foi ficando mais fácil. Gostei muito da atividade, porque foi muito legal poder trazer a música para a universidade, porque estamos acostumados com seminários mais tradicionais e, querendo ou não, nos deu liberdade e nos ajudou a compreender a matéria; tenho certeza que os princípios que usamos nunca mais vou esquecer”, ressalta.

O curso de Direito possui nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Marília é a única da região a oferecer a formação completa profissional com graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Publicado por em 21 de outubro de 2022 | 231