sabores do mundo

Sabores do Mundo Unimar completa um ano integrando e valorizando imigrantes por meio da culinária.

O Projeto de extensão recebe imigrantes, das mais diversas origens presentes em Marília, para compartilhar a cultura por meio da gastronomia e nutrição

O projeto de extensão “Sabores do Mundo Unimar” idealizado pelo Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e Departamento de Relações Internacionais (DRI), junto aos cursos de Gastronomia e Nutrição, comemora o primeiro ano de atividade. O projeto, que tem como objetivo aproximar a comunidade das diferentes culturas, compartilhando receitas de pratos típicos, a cada episódio recebe um imigrante ou refugiado para contar sua história e curiosidades.

Para a coordenadora do NIPEX, Walkiria Ferrer, a data é comemorada com muita felicidade. “A ação fez com que desenvolvêssemos uma internacionalização inloco, possibilitando que nossos acadêmicos e docentes, além da comunidade externa, pudessem conhecer um pouco mais sobre as diversas realidades de mundo, dos vários imigrantes participantes do projeto. O conhecimento cultural é de grande importância na formação de um cidadão do século XXI e a Unimar, por meio deste projeto, cumpre com grande êxito esse objetivo”, destaca.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, a alimentação é também uma expressão cultural. “As preparações culinárias são, também, uma forma de transmissão de conhecimento e saberes entre gerações e povos. A interação do conhecimento alimentar e da gastronomia, aumentam as possibilidades do fortalecimento de vínculos sociais e a promoção da variedade alimentar, ampliando a oferta de alimentos nutritivos e, consequentemente, a alimentação saudável”, explica.

Envolver a comunidade acadêmica, especificamente alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade de Marília, no projeto de extensão “Sabores do Mundo Unimar”, além do resgate cultural, intensifica a estratégia do equilíbrio nutricional através de uma alimentação com produtos gastronômicos artesanais, muitas vezes ameaçados pelo processo industrial.

O coordenador do curso a distância de Gastronomia da Unimar, Tiago Leandro, destaca a importância do alimento para as culturas e gerações. “Desde sempre, contamos a história do mundo com o alimento, porque a gastronomia te transporta para diferentes lugares e esse é o objetivo do projeto “Sabores do Mundo”, além de apoiar e acolher os imigrantes da cidade. O alimento que nutre também conecta as pessoas, que possamos usar a gastronomia como ferramenta de mudança social, pois nada une tanto como o alimento à mesa, embora a aceitação dessas trocas interculturais seja vital, respeitar as pessoas, lugares e tradições de onde esses alimentos se originam é ainda mais essencial para uma sociedade”, ressalta.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Marílis Machado, o projeto Sabores do Mundo faz o acolhimento, de forma leve e lúdica, dos imigrantes e refugiados que chegam em Marília. “É muito mais gostoso e divertido conhecer a cultura de outro país através da culinária, da relação desse povo com o preparo dos alimentos. São ações desse tipo que nos aproximam e propiciam uma integração mais harmoniosa. Parabéns à Unimar pela iniciativa e realização desse projeto que é um grande sucesso e que tenha vida longa”, celebra.

O secretário de Direitos Humanos de Marília, Delegado Wilson Damasceno, destaca os trabalhos sociais realizados pela Unimar. “Como sempre, a Universidade de Marília se apresenta de forma ativa nas questões sociais, apoiando ações de inclusão e integração, tão necessárias a quem aqui chega, ao deixar seu país em busca do sonho de uma vida melhor. A integração gastronômica certamente contribui para facilitar a adaptação e convívio em nossa cidade. Parabéns Conselho da Igualdade Racial e Família Unimar”, diz.

udemy free download
download samsung firmware