sabores do mundo

Sabores do Mundo Unimar completa um ano integrando e valorizando imigrantes por meio da culinária.

O Projeto de extensão recebe imigrantes, das mais diversas origens presentes em Marília, para compartilhar a cultura por meio da gastronomia e nutrição

O projeto de extensão “Sabores do Mundo Unimar” idealizado pelo Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e Departamento de Relações Internacionais (DRI), junto aos cursos de Gastronomia e Nutrição, comemora o primeiro ano de atividade. O projeto, que tem como objetivo aproximar a comunidade das diferentes culturas, compartilhando receitas de pratos típicos, a cada episódio recebe um imigrante ou refugiado para contar sua história e curiosidades.

Para a coordenadora do NIPEX, Walkiria Ferrer, a data é comemorada com muita felicidade. “A ação fez com que desenvolvêssemos uma internacionalização inloco, possibilitando que nossos acadêmicos e docentes, além da comunidade externa, pudessem conhecer um pouco mais sobre as diversas realidades de mundo, dos vários imigrantes participantes do projeto. O conhecimento cultural é de grande importância na formação de um cidadão do século XXI e a Unimar, por meio deste projeto, cumpre com grande êxito esse objetivo”, destaca.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, a alimentação é também uma expressão cultural. “As preparações culinárias são, também, uma forma de transmissão de conhecimento e saberes entre gerações e povos. A interação do conhecimento alimentar e da gastronomia, aumentam as possibilidades do fortalecimento de vínculos sociais e a promoção da variedade alimentar, ampliando a oferta de alimentos nutritivos e, consequentemente, a alimentação saudável”, explica.

Envolver a comunidade acadêmica, especificamente alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade de Marília, no projeto de extensão “Sabores do Mundo Unimar”, além do resgate cultural, intensifica a estratégia do equilíbrio nutricional através de uma alimentação com produtos gastronômicos artesanais, muitas vezes ameaçados pelo processo industrial.

O coordenador do curso a distância de Gastronomia da Unimar, Tiago Leandro, destaca a importância do alimento para as culturas e gerações. “Desde sempre, contamos a história do mundo com o alimento, porque a gastronomia te transporta para diferentes lugares e esse é o objetivo do projeto “Sabores do Mundo”, além de apoiar e acolher os imigrantes da cidade. O alimento que nutre também conecta as pessoas, que possamos usar a gastronomia como ferramenta de mudança social, pois nada une tanto como o alimento à mesa, embora a aceitação dessas trocas interculturais seja vital, respeitar as pessoas, lugares e tradições de onde esses alimentos se originam é ainda mais essencial para uma sociedade”, ressalta.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Marílis Machado, o projeto Sabores do Mundo faz o acolhimento, de forma leve e lúdica, dos imigrantes e refugiados que chegam em Marília. “É muito mais gostoso e divertido conhecer a cultura de outro país através da culinária, da relação desse povo com o preparo dos alimentos. São ações desse tipo que nos aproximam e propiciam uma integração mais harmoniosa. Parabéns à Unimar pela iniciativa e realização desse projeto que é um grande sucesso e que tenha vida longa”, celebra.

O secretário de Direitos Humanos de Marília, Delegado Wilson Damasceno, destaca os trabalhos sociais realizados pela Unimar. “Como sempre, a Universidade de Marília se apresenta de forma ativa nas questões sociais, apoiando ações de inclusão e integração, tão necessárias a quem aqui chega, ao deixar seu país em busca do sonho de uma vida melhor. A integração gastronômica certamente contribui para facilitar a adaptação e convívio em nossa cidade. Parabéns Conselho da Igualdade Racial e Família Unimar”, diz.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Publicado por em 22 de novembro de 2022 | 14

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!