Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”

O docente do curso Técnico em Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar), Rodolfo de Oliveira Medeiros, lançou o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”, que explica os conceitos deste método de aprendizagem e os benefícios do novo modelo educacional, que é utilizado nas aulas teóricas e práticas do curso.

De acordo com o docente, o mundo mudou e é preciso que a educação também acompanhe esta transformação. “Tem uma passagem que acho muito interessante, que nos faz refletir. Imagina que você acorda em 1920 e ao andar pelas ruas, estranha todos os hábitos, casas, roupas e meios de transporte, mas quando passa numa escola e vê os alunos enfileirados olhando para um quadro, descobre algo familiar. Por que não mudar? Os métodos ativos trazem esta nova proposta em equipe, democrática, em que o aluno participa da construção da aprendizagem”, explica.

Ainda segundo o docente, a construção do conhecimento precisa ser coletivo. “Nós entendemos que o muro do conhecimento não pode ser construído por uma só pessoa e sim diversos atores. Uma das missões do curso Técnico em Enfermagem é formar pessoas que resolvam problemas da sociedade de forma crítica e resolutiva, nada melhor do que eles participarem de todo este processo, isso é a metodologia ativa, que valoriza o senso comum, a opinião do aluno e mostra que aqui ele tem vez”, destaca.

Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro

“Metodologias Ativas na Escola em Movimento”

O livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”, contou com a participação da coordenadora do grupo de pesquisas em desenvolvimento e docente na área da saúde da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Elza de Fátima Ribeiro Higa, e a docente associada ao departamento de didática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rosane Michelli de Castro. Os autores tiveram como objetivo, explicar os conceitos das metodologias de aprendizagem ativa e suas nuances, viabilizando o acesso à informação acerca de como se utilizam estes potentes caminhos do aprender.

“Estou orgulhoso deste projeto, porque estou buscando melhorar a educação, que atualmente é este ensino bancário, no qual deposita o conhecimento no aluno, é preciso mudar. Contribuir com o trabalho de todos, nos motiva muito, porque acreditamos na potencialidade do método ativo, que tem muitas vertentes importantes”, destaca Rodolfo.

Para o coordenador do curso Técnico em Enfermagem, Luiz Fernando Fregatto, o livro do docente é uma realização inspiradora. “É muito importante para todos nós, o corpo docente do curso, porque é um conteúdo que envolve nosso método de trabalho, a metodologia ativa, e nós partimos do princípio que para o aluno aprender, precisamos ter o cenário significativo e práticas na área da saúde. É um privilégio ter um docente que integra nosso time, lançando um livro sobre o assunto, nos sentimos gratos pelo compartilhamento desse conhecimento. Me sinto como sendo uma conquista nossa, da Universidade de Marília”, ressalta.

Publicado por em 5 de dezembro de 2022 | 324