Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”

Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”

O docente do curso Técnico em Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar), Rodolfo de Oliveira Medeiros, lançou o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”, que explica os conceitos deste método de aprendizagem e os benefícios do novo modelo educacional, que é utilizado nas aulas teóricas e práticas do curso.

De acordo com o docente, o mundo mudou e é preciso que a educação também acompanhe esta transformação. “Tem uma passagem que acho muito interessante, que nos faz refletir. Imagina que você acorda em 1920 e ao andar pelas ruas, estranha todos os hábitos, casas, roupas e meios de transporte, mas quando passa numa escola e vê os alunos enfileirados olhando para um quadro, descobre algo familiar. Por que não mudar? Os métodos ativos trazem esta nova proposta em equipe, democrática, em que o aluno participa da construção da aprendizagem”, explica.

Ainda segundo o docente, a construção do conhecimento precisa ser coletivo. “Nós entendemos que o muro do conhecimento não pode ser construído por uma só pessoa e sim diversos atores. Uma das missões do curso Técnico em Enfermagem é formar pessoas que resolvam problemas da sociedade de forma crítica e resolutiva, nada melhor do que eles participarem de todo este processo, isso é a metodologia ativa, que valoriza o senso comum, a opinião do aluno e mostra que aqui ele tem vez”, destaca.

Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro

“Metodologias Ativas na Escola em Movimento”
Docente do curso Técnico em Enfermagem da Unimar lança o livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”

O livro “Metodologias Ativas na Escola em Movimento”, contou com a participação da coordenadora do grupo de pesquisas em desenvolvimento e docente na área da saúde da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Elza de Fátima Ribeiro Higa, e a docente associada ao departamento de didática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rosane Michelli de Castro. Os autores tiveram como objetivo, explicar os conceitos das metodologias de aprendizagem ativa e suas nuances, viabilizando o acesso à informação acerca de como se utilizam estes potentes caminhos do aprender.

“Estou orgulhoso deste projeto, porque estou buscando melhorar a educação, que atualmente é este ensino bancário, no qual deposita o conhecimento no aluno, é preciso mudar. Contribuir com o trabalho de todos, nos motiva muito, porque acreditamos na potencialidade do método ativo, que tem muitas vertentes importantes”, destaca Rodolfo.

Para o coordenador do curso Técnico em Enfermagem, Luiz Fernando Fregatto, o livro do docente é uma realização inspiradora. “É muito importante para todos nós, o corpo docente do curso, porque é um conteúdo que envolve nosso método de trabalho, a metodologia ativa, e nós partimos do princípio que para o aluno aprender, precisamos ter o cenário significativo e práticas na área da saúde. É um privilégio ter um docente que integra nosso time, lançando um livro sobre o assunto, nos sentimos gratos pelo compartilhamento desse conhecimento. Me sinto como sendo uma conquista nossa, da Universidade de Marília”, ressalta.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 5 de dezembro de 2022 | 324

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!