Coordenador da Unimar apresenta sucesso do Programa de Pós-Graduação em Direito durante encontro da Capes em Brasília

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) participou do Seminário de Meio-Termo 2023, um evento crucial para a avaliação quadrienal conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizado na sede da instituição em Brasília, o encontro reuniu coordenadores de programas Stricto Sensu de todo o país.

O coordenador do PPGD, professor Dr. Jonathan Barros Vita, representou com destaque o Programa da Unimar. Em sua participação, ressaltou as estratégias bem-sucedidas adotadas nos últimos anos, culminando na classificação do Programa com nota 5, posicionando-o entre os principais cursos de Mestrado e Doutorado em Direito no Brasil.

Vita enfatizou o árduo trabalho de qualificação das produções científicas, eventos e ações de internacionalização como pilares fundamentais para o êxito do PPGD da Unimar. “A nossa presença é de extrema relevância, pois conseguimos demonstrar nosso avanço tanto em produção científica quanto em participação em eventos acadêmicos. Nossos mais de 200 alunos de mestrado e doutorado têm contribuído com materiais de alta relevância, apresentando-os em seminários e congressos nacionais e internacionais de grande destaque”, declarou o coordenador.

O Seminário de Meio-Termo 2023 da Capes é realizado no terceiro ano de cada ciclo de avaliação e reúne os coordenadores das 49 áreas de avaliação, bem como representantes de programas de pós-graduação. O objetivo é discutir o progresso do processo avaliativo referente ao quadriênio 2021-2024, além de propor melhorias para o período de 2025-2028.

Após o evento, relatórios detalhados são elaborados pelas coordenações de área de avaliação e publicados nas respectivas páginas de cada área no site da Capes. Esses documentos oferecem uma visão abrangente do desempenho dos Programas de Pós-Graduação nos primeiros anos do ciclo avaliativo, abordando análises de dados, diretrizes para avaliação, orientações e recomendações para os programas de pós-graduação.

Publicado por em 21 de novembro de 2023 | 61