Referência em Mestrado e Doutorado em Direito, PPGD Unimar atrai estudantes de todo o Brasil e impulsiona economia de Marília

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) se destaca como referência em mestrado e doutorado, atraindo estudantes de todas as regiões do Brasil, do Norte ao Sul, gerando impacto positivo na economia de Marília. Com sua excelência acadêmica reconhecida e com nota 5 na Capes, o PPGD da Unimar tornou-se um polo de atração para acadêmicos de todas as partes do país e essa diversidade, não só enriquece o ambiente educacional, mas também tem um impacto significativo na economia local.

A peculiaridade do programa está na diversificação de acadêmicos inscritos que participam das aulas, em média a cada 40 dias, de quinta-feira a sábado. Esta dinâmica tem tido um impacto notável na economia da cidade. Recebendo uma diversificada gama de estudantes, com grande parte deles provenientes de outras regiões do país, incluindo o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Esta vinda resulta em um aumento significativo na demanda por hospedagem, utilização de meios de transporte local, consumo em bares e restaurantes.

Durante os dias em que acontecem as aulas, hotéis locais veem suas taxas de ocupação dispararem. Os estudantes buscam acomodações próximas ao campus, garantindo que os hotéis estejam sempre cheios. Além disso, os carros de aplicativos se tornam um meio de locomoção preferido, visto que os alunos precisam se deslocar entre aulas e hospedagem de forma eficiente.

“A vinda desses alunos têm sido um impulso significativo para a movimentação constante do nosso hotel, aumentando a nossa ocupação. Mas vai além de simples reservas de quartos. A troca contínua com o curso resulta em eventos, workshops e atividades conjuntas que agregam valor tanto à experiência acadêmica quanto à estadia dos hóspedes”, comenta Tânia Mara Miguel Bueno, gerente geral do JR Marília Hotéis.

O coordenador do PPGD, Prof. Dr. Jonathan de Barros Vita, esclarece que toda esta movimentação econômica na cidade é resultado de um trabalho que tem sido realizado há algum tempo, o de transformar o Programa de Pós Graduação em Direito da Unimar uma referência nacional. “Nós temos levado o nome do Programa a todos os cantos do Brasil e posso afirmar, sem nenhuma dúvida, que hoje somos referência nacional, tendo também parcerias com outras instituições de ensino de fora do país”, afirma.

Ele esclarece, também, que há uma grande movimentação econômica na cidade devido a vinda de mais de dezenas de profissionais nos dias de aula, de várias regiões do país. “Os voos para Marília experimentam uma alta demanda durante o período das aulas, com alunos vindos de todas as partes do país. A cidade se torna um destino de educação superior muito procurado”, destaca o coordenador.

O acadêmico do curso de Doutorado, Alexandre Machado, vem de Fortaleza, no Ceará, para cumprir seus créditos na Unimar e comenta sobre a diversidade dos alunos. “A Universidade,

além de promover esta movimentação econômica na cidade nos períodos de aulas, faz um trabalho gigante em espalhar o saber para muitos profissionais, que voltam para seus lugares de origem com muito conhecimento a serem aplicados”, destaca.

O reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, comenta a contribuição que o Programa tem tido para o município, “O PPGD da Unimar, além de seu papel acadêmico de destaque, contribui substancialmente para o desenvolvimento econômico de Marília. Os estudantes, ao explorar a cidade durante os períodos de aula, não só absorvem conhecimento acadêmico, mas também enriquecem a economia local, consolidando a posição da Unimar como uma escolha de destaque para aqueles que buscam avançar em suas carreiras no campo do Direito”, finaliza.


Publicado por em 30 de novembro de 2023 | 109

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!