Os cursos de Psicologia e Medicina Veterinária da Unimar se unem para levar ainda mais qualidade aos atendimentos no Hospital Veterinário

A integração entre os cursos de Psicologia e Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) está proporcionando ainda mais qualidade aos atendimentos realizados no Hospital Veterinário. O projeto inovador tem como objetivo promover o acolhimento de tutores que estão lidando com a enfermidade dos animais, auxiliando no enfrentamento da situação. A ação em conjunto, além de tornar mais leve o momento, também é uma importante ferramenta de capacitação humanística aos acadêmicos.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Fábio Manhoso, a integração só gera benefícios. “Integrar os dois cursos é realmente uma ousadia, no sentido de ampliar o conhecimento e a vivência dessas profissões. Mas, além disso, nós da Medicina Veterinária precisamos muito trabalhar essa questão humanística nos atendimentos, que é esse acolhimento, esse olhar e cuidado aos tutores, o que essa integração vem proporcionando”, explica.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Profa. Ana Lúcia Lopes, destaca a empolgação dos estagiários mediante a proposta de nova área de estudo. “Foi lançada essa ideia para os nossos estagiários e eles abraçaram de pronto a oportunidade de mais um campo de atuação, com o acolhimento dos tutores de animais, sendo de vários tipos e portes. Essa oportunidade veio de encontro com a inovação que trabalhamos em nosso curso. Os atendimentos estão acontecendo e nós, da coordenação, temos recebido feedback positivo tanto dos alunos, quanto daqueles que passaram pelo atendimento”, conta.

De acordo com a acadêmica do curso de Psicologia da Unimar, Lívia Santini, essa experiência tem sido especial. “A gente está realmente descobrindo lugares em que nunca pisamos antes, o que é bem vantajoso, para ambos os lados, porque essa parceria está realmente trazendo um aprimoramento e crescimento profissional, já que essa troca só nos traz grandes aprendizados”, destaca.

Para o acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Guilherme Martins, essa parceria vem contribuindo positivamente. “Eu atuo muito em cirurgias e são muitos os casos de pacientes oncológicos em que temos que passar um prognóstico que, às vezes, não é bom. Acompanhando os alunos da psicologia, temos uma base de como saber conversar com o tutor, porque é muito delicado, e eles transmitem com todo profissionalismo e leveza”, diz.

O projeto é realizado diariamente no Hospital Veterinário da Unimar. Os tutores que passarem seus animais pelo atendimento serão, também, atendidos pelos estagiários de psicologia.

A Izabel Cristina foi uma das tutoras a receber o acolhimento das equipes. Segundo ela, além da qualidade do atendimento dos acadêmicos da Medicina Veterinária, se sentiu muito tranquila ao ser acolhida pelos acadêmicos da psicologia. “A gente já vem apreensiva porque não gostamos de ver nossa cachorrinho em sofrimento, ainda mais ao saber que vai passar por uma cirurgia, então a gente já fica com o coração apreensivo, meio nervosa, mas ao conversarmos os psicólogos, que tem todo aquele profissionalismo, vamos nos acalmando. Foi um atendimento diferenciado e de muita qualidade”, destaca.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 4 de dezembro de 2023 | 112

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!