Inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado e Doutorado em Direito na Unimar

A Universidade de Marília (Unimar), está com edital aberto para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). As inscrições para o processo seletivo do mestrado e doutorado acontecem de 11 de dezembro de 2023 a 13 de março de 2024. Ao todo, 30 vagas são ofertadas, sendo 15 para o mestrado e 15 para o doutorado. Com área de concentração em Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social, o PPGD Unimar destaca-se por sua abordagem inovadora, centrada na articulação entre Direito, desenvolvimento econômico e teorias das relações empresariais. 

O processo seletivo será 100% on-line, com inscrições exclusivamente pela internet, através do site ppgd.unimar.br e envio de documentação para o e-mail da Secretaria do PPGD Unimar, que é ppgd@unimar.br. 

Tanto o Mestrado, quanto o Doutorado em Direito da Unimar oferecem duas linhas de pesquisa, que devem ser escolhidas pelos candidatos no momento da inscrição. A primeira, intitulada “Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais”, abrange pesquisas relacionadas ao desenvolvimento econômico a partir do papel desempenhado pelas empresas, considerando as demandas provenientes da sociedade brasileira. Já a segunda linha, “Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas”, concentra-se nas reflexões acerca da dinâmica jurídica presente nas relações empresariais, de consumo e entre Estado e empresa”, destaca.

O processo seletivo será composto por duas etapas, marcadas para o dia 15 de março de 2024, em que a primeira consiste em uma prova realizada por plataforma virtual a partir das 9h e a segunda etapa envolverá entrevistas on-line, a partir das 14h. Os candidatos ao doutorado também serão avaliados com base em seus projetos de pesquisa.

Formando Cientistas Jurídicos e Impulsionando Pesquisas

O PPGD Unimar não apenas fomenta a reflexão e a construção do conhecimento, mas também se destaca por seu compromisso em desenvolver academicamente seus alunos. O Programa prepara mestres e doutores para enfrentar desafios teóricos e práticos dentro do contexto do Estado Constitucional brasileiro. Além disso, incentiva a criação de núcleos de pesquisa e capacitação de pesquisadores para acompanhar as dinâmicas estruturais do Estado.

Para o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Jonathan Barros Vita, os alunos, tanto do Mestrado quanto do Doutorado, têm se mostrado ativos no cenário acadêmico e enfatiza a participação ativa dos estudantes em produções científicas de alta relevância. Ele destaca que o comprometimento do corpo docente e discente não só eleva a qualidade do curso, mas também contribui significativamente para o avanço do conhecimento jurídico.

“Acreditamos na importância de uma formação que vá além das paredes da sala de aula, incentivando nossos acadêmicos a participarem ativamente de eventos acadêmicos tanto no âmbito nacional quanto internacional. Essa interação proporciona uma experiência enriquecedora na produção científica, expandindo horizontes e consolidando a excelência que caracteriza nosso Programa”, ressalta o coordenador.

Jonathan Vita ressalta, ainda, o contínuo empenho tanto dos docentes quanto dos alunos em elevar o nível das produções científicas. Esse comprometimento solidifica ainda mais a reputação do PPGD, atualmente classificado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), colocando-o entre os principais cursos de Mestrado e Doutorado em Direito no Brasil.

Na visão da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o estímulo à formação de núcleos permanentes de pesquisa é essencial para cultivar um ambiente acadêmico vibrante e inovador.

“Nós temos o compromisso de implementar e disseminar o conhecimento científico, cultural e tecnológico gerado pelo Programa, com especial ênfase na produção científica qualificada, buscando publicações em periódicos Qualis A1, A2, A3 e A4, assim como obras únicas. Esse empenho visa não só aprimorar o corpo docente pesquisador, mas também solidificar a formação científica dos alunos. Além disso, destacar a importância de promover uma integração dinâmica entre a Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e a graduação da Unimar”, afirma a Pró-Reitora. 

Bolsas Disponíveis 

Neste semestre, há previsão para a disponibilidade de bolsas de estudo da Capes destinadas ao mestrado e doutorado. Entretanto, o edital correspondente deverá ser divulgado somente em 2024.

Atualmente, encontra-se aberto o edital para a Bolsa Egresso Unimar, a qual isenta integralmente as taxas referentes às mensalidades do mestrado para os egressos do curso de Direito da instituição. Para concorrer é necessário passar por um processo seletivo, cujo edital está disponível no site do Programa.

Esta é uma oportunidade valiosa para fazer parte de um Programa que estimula a produção científica de alta qualidade, fomenta a integração entre teoria e prática, e visa contribuir de maneira significativa para o avanço do conhecimento jurídico e social. Não deixe de se informar e participar dessa iniciativa.

Cronograma do Processo Seletivo:

Inscrições: 11 de dezembro de 2023 a 13 de março de 2024

Prova Escrita: 15 de março de 2024, às 9h

Entrevista: 15 de março de 2024, a partir das 14h

Para mais detalhes: ppgd.unimar.br


Publicado por em 22 de janeiro de 2024 | 161

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!