Unimar é homenageada em Câmara de Marília pelos 25 anos do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito

Recente sessão solene na Câmara Municipal de Marília, marcou a comemoração de uma conquista significativa tanto para a Universidade de Marília (Unimar) quanto para a comunidade jurídica: os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da instituição.

A iniciativa da solenidade partiu da vereadora Daniela D’Avila Alves, conhecida como Professora Daniela, e contou com a presença de dirigentes da Unimar, professores, pesquisadores, ex-alunos e profissionais do Direito, todos reunidos para celebrar a relevância dos cursos oferecidos.

O PPGD se destaca como um polo de produção de pesquisa e conhecimento na área jurídica, por ter Mestrado e Doutorado, ambos avaliados com conceito 5 pela Capes, sendo referência em todo o Brasil.

Sua influência ultrapassa os limites acadêmicos, tornando-se um centro de discussões e ideias em todo o território nacional, já que atualmente  advogados, juízes, promotores de justiça, cartorários de todos os estados brasileiros têm buscado o PPGD como uma referência nacional pela excelência no ensino prestado, refletindo sua abrangência e alcance significativos.

Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional que destacou os marcos dessa trajetória, que não só transformaram o panorama da pesquisa jurídica na cidade, mas também reverberam em diversos estados brasileiros e entre profissionais no exterior.

O vídeo inicia com uma mensagem do reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, o visionário por trás do projeto. Remontando a 1997, o pró-reitor Acadêmico da Unimar, José Roberto Marques de Castro, lembrou o momento como o plantio de uma semente que germinaria com sucesso.

A Profa. Dra. Jussara Borges, testemunha direta do processo de criação e reconhecimento do curso, recordou os desafios enfrentados na implantação e ressaltou o papel determinante da vice-reitora da Unimar, professora Regina Losasso Ottaiano Serva, junto à comissão de aprovação da Capes.

O coordenador do PPGD, professor e doutor Jonathan Barros Vita, enalteceu a evolução do programa, desde a obtenção da nota 4 em 2012 até a conquista do Doutorado e o conceito 5 em 2022, reconhecendo a qualidade dos cursos oferecidos.

O programa, durante os seus 25 anos têm atraído a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas e pesquisadores renomados, mas também tem gerado trabalhos de grande repercussão, como a tese sobre a reforma da previdência pelo pesquisador Bruno Bianco Leal, mariliense que mais tarde ocupou o cargo de Advogado-Geral da União e coordenador do programa de reforma da previdência nacional.

“Firmemente enraizado na excelência acadêmica, mas também na transformação de vidas, o PPGD da Unimar se destaca por sua pontuação máxima na Capes e também pelo impacto que seus egressos têm tido no Brasil e no mundo”, enfatizou a pró-reitora de Pós-Graduação e de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

A vereadora Daniela Alves destacou o papel fundamental da pesquisa na busca por soluções práticas nas vidas das pessoas.

“A Unimar vem se destacando como um polo de produção de conhecimento e que não fica restrito a ao Direito, mas em diversas áreas de impacto social e econômico tendo uma contribuição que vai além do campo jurídico”, enfatiza a vereadora.

Publicado por em 17 de abril de 2024 | 47