Acadêmicos do Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente exploram a prática na Fazenda São Vicente

Os acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, Produção e Ambiente (PPGMV) da Universidade de Marília (Unimar), que cursam a disciplina de Gestão de Projetos Agropecuários Sustentáveis, Sistemas Agroflorestais e Agroecologia, ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Aparecido Gaion, tiveram a oportunidade de mergulhar na prática dos conceitos teóricos discutidos em sala de aula, com atividade prática no campo.

O professor da disciplina,  Dr. Lucas Aparecido Gaion, destacou a importância da atividade, realizada na Fazenda São Vicente, localizada no município de Campos Novos Paulista.

“O principal objetivo desta experiência prática foi apresentar estratégias de planejamento, elaboração e gerenciamento de projetos agropecuários sustentáveis. Os alunos foram expostos a sistemas integrados de produção, como integração lavoura-pecuária, integração pecuária-floresta e integração lavoura-pecuária-floresta”, esclarece.

Recepcionados pelo proprietário, egresso da Unimar, o Médico Veterinário e mestre em Ciências, Silter Fadel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma variedade de temas discutidos em sala de aula, destacando a sustentabilidade da produção agropecuária, as melhorias do solo através de sistemas integrados de produção e os desafios e dificuldades enfrentados na implementação desses sistemas.

O coordenador do PPGMV, Prof. Dr. Marcílio Félix, explica a importância deste tipo de atividade para os mestrandos.

“A experiência prática proporcionada na Fazenda São Vicente serviu como uma extensão dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Enquanto que em um dia absorveram o conhecimento teórico sobre os sistemas integrados da produção agropecuária, no outro puderam testemunhar esses conceitos sendo aplicados na prática. A vivência no campo permite aos alunos compreenderem os ajustes necessários diante de diferentes cenários agropecuários”, explica.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária da Universidade de Marília, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a importância da prática de campo na formação dos alunos do PPGMV é sempre enfatizada.

“Embora o embasamento teórico seja fundamental, é a experiência prática que proporciona o conhecimento necessário para enfrentar os desafios da vida profissional. E isso, o Programa tem proporcionado frequentemente”, analisa a Pró-Reitora.

Para os mestrandos com origens fora das ciências agrárias, essa vivência aproximou-os da realidade do campo, proporcionando um melhor entendimento do cenário da agropecuária nacional.

Um dos alunos do Mestrado, Francisco Gabriel Silvério, compartilhou que teve insights valiosos durante a visita.

“A aula de campo na Fazenda São Vicente foi uma oportunidade única e expandiu os meus horizontes, para que sejam aplicados os conhecimentos teóricos, aprendidos em sala de aula, para um ambiente prático e realista”, finaliza.

Publicado por em 24 de abril de 2024 | 23