Universidade de Marília celebra excelência em pesquisa científica com Prêmio ‘Márcio Mesquita Serva’ 

A Universidade de Marília (Unimar) celebrou alguns dos mais notáveis feitos acadêmicos de seus acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação com a premiação das melhores dissertações e teses defendidas no período entre 2021 a 2023, sendo um testemunho do compromisso da Instituição com a excelência na pesquisa e contribuição para diversas áreas de estudo.

O Prêmio de Dissertações e Teses ‘Márcio Mesquita Serva’ foi projetado para incentivar a qualidade da produção científica nos Programas de Pós-Graduação da Unimar e destacar os trabalhos de excelência realizados pelos estudantes.

Seguindo os ideais de sua missão, a Unimar busca estabelecer vínculos duradouros com seus egressos, promovendo um ambiente de intercâmbio intelectual e produtivo mesmo após a conclusão dos estudos.

O processo de seleção, conduzido com rigor e imparcialidade, contou com uma comissão julgadora composta por membros do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação da Unimar, escolhidos por sua experiência e conhecimento no campo de estudo relevante. 

A avaliação e seleção dos trabalhos vencedores foram baseadas em critérios como originalidade, contribuição para o avanço do conhecimento e qualidade da pesquisa.

A premiação foi um momento de destaque, não apenas para os premiados, mas para toda a comunidade acadêmica, representando o reconhecimento do esforço e dedicação dos estudantes e seus orientadores.

Para compartilhar este momento especial, a Vice-Reitora da Universidade de Marília, Professora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, em nome do Magnífico Reitor Dr. Márcio Mesquita Serva, expressou sua gratidão e orgulho pelos feitos alcançados.

“Este prêmio é um reflexo do compromisso da Unimar com a excelência acadêmica e a promoção da pesquisa de qualidade, além do legado construído ao longo de décadas pelo Dr. Márcio”, afirmou a Vice-Reitora.

Ao lado da Vice-Reitora, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária da Universidade de Marília, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva ressaltou a importância da premiação como um estímulo aos pesquisadores e uma demonstração do comprometimento da Unimar com a produção científica de alto nível.

A entrega dos prêmios foi um momento de grande emoção e reconhecimento. Os vencedores foram agraciados com honras especiais, além do Troféu ‘Márcio Mesquita Serva’, terão orientação para impulsionamento de suas carreiras, tanto profissional, como acadêmica, além de garantir a publicação de seu trabalho científico na Revista ‘Experiência Ciência Unimar’.

Destacamos agora os premiados:

Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – (PPGD):

– Melhor Tese de Doutorado:

Ano 2021: Lucas Pires Maciel – “O Estabelecimento Permanente Virtual: Mudanças na Sociedade Global e a Necessidade de Alteração no Direito Tributário Brasileiro” (Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Ribeiro)

Ano 2022: Lidiana Costa de Sousa Trovão – “Desconsideração da Personalidade Jurídica no Ordenamento Jurídico Brasileiro: Fundamentos para sua Inserção no Texto Constitucional” (Orientador: Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias)

Ano 2023: Helton Kramer Lustoza – “Os Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na Administração Tributária” (Orientador: Prof. Dr. Jonathan Barros Vita)

– Melhor Dissertação de Mestrado:

Ano 2021: Fabiano Fernando da Silva – “Do Proletariado ao Cibertariado: A Concepção de um Estado Dromocrático de Direito Brasileiro para o Enfrentamento do Desemprego Tecnológico” (Orientador: Prof. Dr. Lourival José de Oliveira)

Ano 2022: Ana Clara da Silva Ortega – “Desenvolvimento Sustentável nas Corporações: Uma Reflexão Sobre a Necessidade de Avaliação e Mensuração dos Resultados Obtidos como Medida Estratégica” (Orientadora: Profa. Dra. Mariana Ribeiro Santiago)

Ano 2023: Maria Lúcia Anselmo de Freitas Rêgo – “A Função Social e Solidária da Empresa no Enfrentamento à Obsolescência Programada: Proteção do Consumidor e a Busca pelo Consumo Sustentável” (Orientadora: Profa. Dra. Mariana Ribeiro Santiago)

Pós-Graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação – Mestrado (PPGIS):

– Melhor Dissertação de Mestrado:

Ano 2021: Viviane Ribeiro Della Costa Busch – “Proposta de nutrição enteral semi-artesanal: uma adequada opção para uma necessidade” (Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Rucco Penteado Detregiachi)

Ano 2022: Salum Bueno da Silveira Junior – “Higiene oral e microbiota oral em crianças e jovens saudáveis e com acometimento neurológico” (Orientadora: Profa. Dra. Paula Cristina Cola)

Ano 2023: Virgínia Maria Cavallari Strozze Catharin – “Estudo da evolução clínica, radiológica e funcional pulmonar avaliada pela espirometria em pacientes pós-covid-19” (Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Barbalho)

Pós-Graduação em Saúde Animal, Produção e Ambiente – Mestrado Profissional (PPGMV):

– Melhor Dissertação de Mestrado:

Ano 2022: Renan Silva de Rossi – “Análise De Eficácia De Uma Vacina Autógena Diante De Uma Vacina Comercial Para Tilápias (Oreochromis Niloticus) Contra Streptococcus Agalactiae Sorotipo 1B Em Teste De Campo” (Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cincotto dos Santos Bueno)

Ano  2023: Reinaldo Kazuiti Shiosi – “Aplicativo para elaboração de laudos ecocardiográficos e eletrocardiográficos em cães e gatos” (Rodrigo Prevedello Franco)

Este evento não só celebrou o talento e a dedicação dos premiados, mas também reafirmou o compromisso da Universidade de Marília com a excelência acadêmica e a promoção da pesquisa de qualidade em todas as áreas de estudo.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 24 de abril de 2024 | 24

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!