Unimar participa de comemoração aos 20 anos do SINAES em Brasília

A Universidade de Marília (Unimar) participou da comemoração aos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado com a publicação da Lei 10.861 de 14/04/2004. Realizado em Brasília, a instituição de ensino foi representada pela coordenadora da CPA e Pesquisadora Institucional, Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini. 

Segundo Andréia, a participação no evento foi fundamental para o aprimoramento contínuo da qualidade oferecida pela Unimar. “Como membro da Rede CPA de autoavaliação do Semesp, que congrega mais de 40 instituições de ensino superior comprometidas com a autoavaliação institucional, tive a oportunidade de ouvir diversas inovações que vão impactar positivamente a educação. Essas novidades vão aprimorar as avaliações das instituições e de seus cursos, contribuindo significativamente para a elevação da qualidade da educação superior no país”, destaca.

O evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior de todo o país, promovendo um espaço de troca de experiências e conhecimentos, além de debates sobre os desafios e perspectivas para o futuro da educação superior brasileira.

Durante o Seminário, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como o compromisso da autarquia em aprimorar continuamente o processo de avaliação da educação superior, a eficiência e excelência na democratização do acesso ao ensino superior ao longo dos 20 anos do Sinaes e, também, o aumento no número de instituições e matrículas, bem como a expansão significativa do ensino a distância. 

As mesas temáticas abordaram questões como as condições de oferta da avaliação in loco e autoavaliação, estabelecendo critérios de qualidade, limitando boas práticas e considerando a inserção regional, as melhorias na educação a distância, trajetória do estudante e egresso, além da extensão na avaliação da educação superior.  

“A participação da Unimar neste evento foi de extrema importância para estarmos alinhados com as novidades e tendências que irão influenciar as avaliações e, consequentemente, a qualidade do ensino superior no Brasil. Estamos comprometidos em implementar as melhores práticas em nossa instituição para garantir uma educação de excelência aos nossos alunos”, destacou Andréia. 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 13 de maio de 2024 | 29

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!