Acadêmicos do Direito da Unimar participam do Tax Moot CARF

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Marília (UNIMAR) participam do VIII Tax Moot CARF, uma competição acadêmica que simula julgamentos de casos tributários no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O evento reúne estudantes de todas as regiões do Brasil para debater e resolver casos complexos de direito tributário, aprimorando suas habilidades de argumentação e conhecimento jurídico.

De acordo com o docente do curso de Graduação e Pós-graduação em Direito da Unimar, Ricardo Pinha Alonso, “A competição é altamente reconhecida no meio acadêmico e profissional por proporcionar uma experiência prática e desafiadora para os futuros advogados tributaristas. A participação da Unimar destaca o comprometimento da Universidade em oferecer oportunidades significativas de aprendizado e desenvolvimento para seus alunos”.

O Tax Moot Competition é uma simulação nos moldes do moot court, que é um tribunal simulado, em que as equipes devem apresentar, perante o Supremo Tribunal Federal, defesa escrita e oral para as teses das partes no caso tributário hipotético.

A equipe da Unimar é composta por oito alunos, sendo um da graduação, cinco da pós-graduação em Direito da Unimar e dois pós-graduandos de outra instituição. Além do professor Ricardo, a equipe será orientada pelos docentes do PPGD Unimar, Bruno Bastos de Oliveira e Renato Bernardi. A competição é feita em etapas. Começa com os acadêmicos recebendo, em junho, os casos e ao longo de cinco meses os grupos apresentarão memoriais sobre tais casos, bem como pedidos de esclarecimento e impugnação dos memoriais das outras equipes. As notas serão divulgadas em novembro e o evento se encerra com o Congresso do VIII Tax Moot Brasil.

Para a pró-reitora de Pesquisa, pós-graduação e ação comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, é uma honra ver nossos alunos participarem do prestigiado Tax Moot CARF. “Este evento enriquece a experiência prática no Direito Tributário e amplia as redes de contato profissional dos nossos alunos. A participação reflete o compromisso da Unimar com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados. Parabenizamos a equipe pela dedicação e desejamos uma competição produtiva”, destaca.

Publicado por em 20 de maio de 2024 | 35