Podcast realizado pela Unimar Business School e Unimar EAD aborda dicas e orientações para quem deseja sair da inadimplência

Os cursos na modalidade a distância da Universidade de Marília (Unimar) e a Unimar Business School promoveram o podcast Educação Financeira: Vivendo o presente, planejando o futuro, integrando as ações da 11ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF). O objetivo do evento foi oferecer orientações sobre educação financeira e compartilhar dicas para quem deseja sair da inadimplência e começar a investir.

De acordo com a docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e também Delegada Regional do Corecon, a Prof. Dra. Marisa Rossignoli, a educação financeira é uma discussão necessária. “A semana é fundamental para que a população, de uma forma geral, possa aumentar o conhecimento sobre estas questões. Trouxemos a proposta do podcast em que discutimos questões ligadas à temática para realmente levar aos nossos alunos e à comunidade maneiras de conquistar uma saúde financeira”, explica.

A Semana ENEF é um evento anual que tem como foco a promoção de ações e iniciativas gratuitas que colaboram para a disseminação e o aumento da educação financeira para jovens e adultos.

Durante o podcast, a Prof. Marisa, junto ao professor de economia José Neto, compartilhou dicas de planejamento para sair da inadimplência e começar a investir, tudo de forma simples e didática. Ao longo do episódio, mais de mil pessoas compartilharam simultaneamente suas vivências e contribuíram com perguntas e sugestões.

Para José Neto, foi gratificante participar desse momento. “Vivemos em um país com tantas facilidades e somos cercados de tanto consumismo e propagandas que nos estimulam a tomar decisões por impulso ou falso merecimento, por isso, é sempre necessário abordar esse tema para que a comunidade entenda como gastar e investir com segurança”, diz.

Ainda segundo José Neto, a proposta foi tão bem aceita que muitos alunos o procuraram para aprender ainda mais sobre educação financeira. “Foi interessante perceber o engajamento dos alunos, ver que eles se interessam pelo tema e querem saber mais. Fiquei muito feliz e impressionado pela quantidade de pessoas que me procuraram para buscar mais informação. Tenho certeza de que foi o primeiro passo para quem estiver disposto, porque com disciplina irá colher bons frutos a médio e longo prazo”, complementa.

A Unimar Business School, projeto que integra os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, além do Mestrado Profissional em Administração, realiza ao longo do ano outras ações sobre o tema. “Nosso objetivo é trazer esse tema aos nossos alunos, para que ocorra a educação financeira. Por isso, criamos o ‘clube de educação financeira’ em que assuntos importantes são discutidos e os alunos, além do aprendizado próprio, atuam como multiplicadores”, ressalta a Prof. Marisa.

O podcast Educação Financeira: Vivendo o presente, planejando o futuro foi transmitido no canal oficial do YouTube/Unimaread e ainda está disponível pelo link: https://l1nq.com/Unimareadeducacaofinanceira

Publicado por em 20 de maio de 2024 | 22