Hospital do Ursinho: Projeto da Unimar envolve as crianças na rotina médica e odontológica para ajudá-las a superar o medo dos consultórios.

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) que integram a Federação Internacional de Associação de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA-Brasil) idealizaram uma edição local do projeto “Hospital do Ursinho”, que tem como objetivo aproximar as crianças dos profissionais de saúde, diminuindo o medo que muitas vezes sentem ao visitar um consultório médico.

Responsável pelo projeto, a docente e coordenadora do curso de Enfermagem, Prof. Dra. Teresa Lais Menegucci Zuttin, explica que o “Hospital do Ursinho” é uma iniciativa nacional que beneficia tanto os estudantes de medicina quanto as crianças envolvidas. “O projeto tem várias estações, como a sala de vacinas, curativos, exames, centro cirúrgico e farmácia. Cada uma delas é pensada para ajudar os alunos do primeiro e segundo ano a perderem o medo de ter contato com o médico e para fortalecer a relação médico-paciente,” afirmou.

Durante a participação, o aluno recebeu um ursinho com certidão de nascimento e carteira de vacinação. Nas estações, ele foi convidado a cuidar do seu amiguinho como em um consultório, realizando procedimentos como raio-x, entrevistas médicas, cirurgias e aplicando injeções com medicamentos.

A primeira edição foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Nelson Gabaldi, com os alunos do 1º ano do ensino fundamental. A diretora, Vanessa Passareli, destacou a qualidade e o cuidado dos acadêmicos na execução do projeto. “O Hospital do Ursinho foi uma grata surpresa. A professora Laís e sua equipe demonstraram um cuidado incrível com as crianças desde o planejamento até a execução. Isso se refletiu no sorriso dos alunos, que ficaram encantados com a experiência”, conta.

Além dos benefícios às crianças, o projeto “Hospital do Ursinho” proporciona aos futuros profissionais de saúde uma valiosa oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e empatia.

A acadêmica e integrante do IFMSA Unimar, Eloá Nas, ressaltou a importância de atividades para a formação profissional. “Foi muito gratificante participar deste evento, com as crianças.  Muito diferente do que estamos acostumados nos ambulatórios da Unimar, com uma abordagem lúdica, conseguimos aplicar nosso conhecimento teórico na prática e melhorar nossa comunicação com um público tão particular. Além disso, nossa parceria com os alunos de Odontologia permitiram alcançar um impacto ainda maior”, ressalta.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 21 de maio de 2024 | 27

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!