Unimar lança primeiro bacharelado em Inteligência Artificial do estado de São Paulo

Cerimônia de lançamento contou com aproximadamente 150 empresários e profissionais da área

A Universidade de Marília (Unimar) reafirma seu pioneirismo e compromisso com a inovação ao lançar o primeiro curso de Bacharelado em Inteligência Artificial do estado de São Paulo. Com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender às demandas do mundo tecnológico atual, a nova graduação marca mais um momento histórico da instituição, destacando sua tradição de liderar avanços educacionais e preparar os acadêmicos para os desafios do futuro.

De acordo com o coordenador da nova graduação, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, o curso tem como objetivo atender à crescente demanda por profissionais qualificados em inteligência artificial. “Estamos desenvolvendo futuros profissionais para serem protagonistas na transformação digital, oferecendo uma formação que combina teoria e prática, com acesso a laboratórios de última geração e parcerias estratégicas com empresas de tecnologia”, explica.

O lançamento do novo curso foi realizado em cerimônia que reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre profissionais da área, empresários, líderes de órgãos do setor e dirigentes de escolas, além dos Pró-Reitores e coordenadores da Universidade.

Projetada para oferecer uma formação completa e diferenciada, a nova graduação conta com uma metodologia baseada em projetos, em que os acadêmicos começam a desenvolver soluções reais desde o primeiro dia de aula, acelerando seu aprendizado prático.

A Unimar conta com a melhor infraestrutura da região, em um campus equipado com laboratórios de ponta e corpo docente altamente qualificado, além do mais recente investimento que é o TecUnimar, o primeiro Parque Tecnológico da região que vai impulsionar o desenvolvimento econômico e científico das cidades. Mais um grande diferencial será que durante o curso, os acadêmicos receberão micro certificações validadas pelo mercado, enriquecendo seus currículos antes mesmo da conclusão do curso.

“Além disso, a integração com os ambientes de inovação da Unimar vão ampliar o aprendizado e desenvolvimento do raciocínio crítico, permitindo a exploração de novas áreas. Parcerias com as maiores empresas de tecnologia do mundo irão garantir que os alunos possam aplicar a teoria na prática, preparando-os para se destacarem no mercado de trabalho”, conta o coordenador.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destaca que o curso consolida a Unimar como uma referência em inovação tecnológica e educacional. “Este lançamento é mais um marco significativo na história da Universidade de Marília e reafirma nosso compromisso com a inovação e a formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do futuro. Estamos entusiasmados com as oportunidades que este curso de Inteligência Artificial trará, não apenas para nossos alunos, mas também para a comunidade científica e o mercado de trabalho. A Unimar está determinada a ser uma força motriz na transformação tecnológica e na preparação de futuros profissionais líderes em suas respectivas áreas”, afirmou.

A Superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Márcia Mesquita Serva Reis, destacou a importância da Inteligência Artificial, principalmente para a área da saúde. “Acredito que é fundamental criarmos soluções para os problemas, e a inteligência artificial é exatamente isso. A Universidade já conta com grandes mestres e especialistas, e para a área da saúde, esse curso só vem a agregar às pesquisas já em andamento. Tenho muito orgulho em dizer que minha equipe de tecnologia é 100% composta por egressos da Unimar. Agora, com este novo curso, eles terão ainda mais desafios. Em breve, teremos estagiários de IA da Unimar, que, eventualmente, se tornarão profissionais valiosos na minha equipe”, conta.

Os convidados tiveram a oportunidade de assistir o vídeo de lançamento do novo curso, que destaca a história da Unimar na área de tecnologia, além de uma reportagem da TV Tem que destaca os investimentos da Universidade de Marília na área de tecnologia, consolidando sua posição de vanguarda no ensino superior.

A noite contou ainda com a presença da presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), Giuliana Marega, que compartilhou suas visões sobre o impacto positivo do novo curso no mercado de trabalho e no desenvolvimento tecnológico da região e uma palestra do Líder de Arquitetura de Soluções da Amazon Web Services (AWS), Hélio Soares, sobre a importância da inteligência artificial no futuro das empresas de TI e a necessidade de mão de obra qualificada para impulsionar essa transformação.

Uma mesa-redonda com especialistas da área encerrou o evento, proporcionando uma discussão sobre o impacto da inteligência artificial no mercado e as oportunidades que o novo curso da Unimar oferece. Participaram do debate o Prof. Caio Saraiva Coneglian, Hélio Soares, o coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da Unimar, Prof. Henrique Leal e o CEO da Avivatec, Marcelo Modesto.

“Com essa iniciativa, a Unimar não só reforça sua posição de liderança em inovação educacional, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e científico da região de Marília”, finaliza o coordenador Caio Coneglian.

Para mais informações sobre o Bacharelado em Inteligência Artificial e outras novidades da Unimar, acesse www.unimar.br.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 17 de junho de 2024 | 69

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!