Universidade de Marília Abre Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Direito

A Universidade de Marília (Unimar) anunciou através da publicação de edital a abertura do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), com vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado.

As inscrições estarão abertas de 12 de junho a 7 de agosto de 2024, oferecendo uma excelente oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus estudos na área, com foco em “Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social”.

A seleção inclui uma prova escrita, agendada para 9 de agosto, às 9h, seguida por uma entrevista no mesmo dia, a partir das 14h. Ambas as etapas são classificatórias e eliminatórias, garantindo um processo rigoroso e qualificado.

O PPGD da Unimar visa promover a reflexão, construção do conhecimento e desenvolvimento científico, preparando mestres e doutores para enfrentar os desafios teóricos e práticos do Estado Constitucional brasileiro.

Além disso, o programa estimula a formação de núcleos permanentes de pesquisa e capacita pesquisadores para acompanhar e influenciar mudanças estruturais no Estado brasileiro. Também é foco do programa a divulgação do conhecimento científico, cultural e tecnológico, com ênfase em publicações qualificadas, bem como a integração entre pós-graduação e graduação, envolvendo ativamente discentes e docentes.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou a importância do programa para a formação de novos líderes na área jurídica.

“Nosso programa de pós-graduação em Direito é um pilar fundamental para a produção de conhecimento científico e desenvolvimento acadêmico. Estamos comprometidos em formar profissionais que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou.

O programa concentra-se em “Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social”, subdividido em duas linhas de pesquisa: “Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais”, que foca no papel da empresa no desenvolvimento econômico, considerando as demandas da sociedade brasileira, e “Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas”, que aborda a dinâmica jurídica nas relações empresariais, de consumo e entre Estado e empresa.

O coordenador do PPGD da Unimar, Prof. Dr. Jonathan Barros Vita, também ressaltou o diferencial do curso.

“O nosso programa é reconhecido pela excelência acadêmica e pela qualidade de nossas pesquisas. Estamos constantemente buscando inovar e melhorar, para que nossos alunos tenham acesso às melhores ferramentas e conhecimentos para se destacarem em suas carreiras”, comentou.

A estrutura do curso de Mestrado tem duração de 24 meses, com oferta de 15 vagas, enquanto o Doutorado tem duração de 36 meses, também com 15 vagas. Ambas as modalidades têm suas vagas distribuídas entre as duas linhas de pesquisa mencionadas.

Além das vagas regulares, a Unimar reserva 20% das vagas para grupos de inclusão e diversidade, garantindo acesso a pessoas negras, pardas, afrodescendentes, indígenas, pessoas com deficiência, migrantes, refugiados, e pessoas trans e travestis.

Inscrições

Os candidatos devem enviar a documentação necessária em um único arquivo PDF, incluindo diplomas, históricos escolares, currículo Lattes, documentos pessoais, comprovantes de pagamento da inscrição (R$ 100,00 para Mestrado e R$ 200,00 para Doutorado) e outros formulários específicos.

A documentação deve ser enviada por e-mail ou via link em drive fornecido à Secretaria do PPGD até 7 de agosto de 2024.

Para obter o título de Mestre, o candidato deve cumprir os créditos exigidos, comprovar publicações científicas, ser aprovado nos exames de qualificação, proficiência em língua estrangeira, e defender uma dissertação.

Já o título de Doutor exige, além dos requisitos do Mestrado, a aprovação em duas línguas estrangeiras e a defesa de uma tese original.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do PPGD da Unimar ou entrar em contato diretamente com a coordenação do programa através do e-mail ppgd@unimar.br.

O processo seletivo da Unimar é uma excelente oportunidade para acadêmicos dedicados ao estudo do Direito e interessados em contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil através da pesquisa e ensino jurídicos.

Publicado por em 17 de junho de 2024 | 59