I Simpósio Regional Sobre Direito e Arte da Unimar: Unindo Saberes para um Diálogo Inovador

A Universidade de Marília (Unimar) está com inscrições abertas para a submissão de pôsteres e também artigos científicos para o ‘I Simpósio Regional sobre Direito e Arte’ (D’Arte), um evento inédito que está programado para acontecer entre os dias 23 a 26 de outubro de 2024.

O encontro tem como objetivo explorar a intersecção entre Direito e Arte, proporcionando um ambiente para a troca de ideias entre acadêmicos, profissionais e entusiastas dessas áreas.

O Coordenador Geral do Evento, Prof. Dr. Renato Bernardi, explica que é uma iniciativa inovadora que abordará a necessidade atual de estudar estes temas interdisciplinarmente.

“Essa oportunidade oferece uma plataforma única para acadêmicos, profissionais e estudantes explorarem como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para interpretar, explicar e facilitar a compreensão do Direito; a sua inclusão pode tornar a educação jurídica mais dinâmica e envolvente, auxiliando os alunos a aprenderem de maneiras diversas e mais eficazes”, destaca. 

O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras de especialistas em temas variados, como “Constitucionalismo de Ficções – uma experiência de Direito e Literatura”, apresentada pelo Dr. André Karam Trindade, no dia 23 de outubro, e “O Direito como Música: a interpretação e a analogia”, com a Dra. Mônica Sette Lopes no dia 24.

Para o dia 25 de outubro, o advogado Dr. Luciano Santoro abordará “Elize Matsunaga: Era uma vez um Crime”, e o encerramento, no dia 26 de outubro, será com “Democracia Deliberativa e Samba: Teoria e Prática”, seguido de uma confraternização conduzida pelo Professor da Unimar, Dr. Galdino Luiz Ramos Junior.

“O Direito é uma força dinâmica que deve refletir as diferentes nuances da sociedade. Neste sentido, o reconhecimento da existência de espaços não oficiais propicia uma maior proximidade do fenômeno jurídico com seus reais destinatários, os seres humanos. As artes, como a música e, mais especificamente, o samba, podem ser canais influenciadores da experiência jurídica, contribuindo com transformações sociais, já que pautadas em contextos de pluralidade e interculturalidade”, explica Galdino.

O professor Renato destaca ainda que “a análise de obras de arte pode desenvolver habilidades críticas essenciais para a prática jurídica. A interpretação de arte exige uma atenção aos detalhes e uma capacidade de entender significados subjacentes, habilidades que são igualmente valiosas na interpretação de textos legais”, diz. 

Acredita também, o coordenador do evento,  que a arte oferece formas alternativas de expressão que podem ser utilizadas para comunicar ideias jurídicas de maneira mais impactante, seja por meio de apresentações, artes visuais ou literatura, tornando conceitos jurídicos complexos mais acessíveis e envolventes.

Submissão de Trabalhos

A apresentação dos artigos aceitos serão na forma de “comunicação oral” e publicados após a submissão da versão completa e definitiva. Para os pôsteres, a submissão deve ser realizada também pelo e-mail darte@unimar.br, e eles devem apresentar uma síntese de pesquisa relevante.

O I Simpósio sobre Direito e Arte da Unimar promete ser um evento transformador, unindo duas áreas aparentemente distintas em um diálogo enriquecedor. Participe e contribua para este inovador espaço de reflexão e debate. 

Inscrições 

As inscrições para o simpósio são diferenciadas: R$ 40,00 para a comunidade acadêmica da Unimar e R$ 70,00 para o público externo.

Há também a possibilidade de inscrição social para membros de famílias de baixa renda, conforme os critérios definidos pelo Decreto nº 6.135/2007. Interessados devem seguir as instruções no site oficial do evento e apresentar o comprovante de inscrição no Programa Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

O simpósio está aberto para a submissão de pôsteres e artigos que relacionem Direito e Arte. Os interessados poderão inscrever seus trabalhos em um dos Grupos de Trabalho (GTs) disponíveis, que incluem Direito Constitucional e Arte, Direito Civil e Arte, Direito Penal e Arte, Direito do Trabalho e Arte, Direito, Bioética e Arte, Direito, Psicologia e Arte, Direito, Filosofia e Arte, e Direito, Gênero e Arte.

Os artigos devem ser inéditos e seguir as normas de formatação especificadas no Edital. Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, que considerará critérios como originalidade, relevância e clareza e deverão ser submetidos por meio do e-mail darte@unimar.br até 31 de novembro de 2024.

Para mais detalhes, os interessados podem acessar o site oficial da Unimar (www.unimar.br). 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 18 de junho de 2024 | 65

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!