Aula Magna do Mestrado em Administração da Unimar conta com a visita do Diretor de Inovação da Unesco, Prof. Dr. Ahamed Same

O evento marca a formalização da parceria entre a Unimar e a Unesco, além de celebrar o convite ao coordenador Carlos Bitencourt para liderar o setor de inovação na América Latina

A Universidade de Marília (Unimar) recepcionou os acadêmicos do Programa de Mestrado Profissional em Administração com a aula magna conduzida pelo Diretor de Inovação da Unesco e das Faculdades Superiores de Tecnologia nos Emirados Árabes Unidos, Prof. Dr. Ahamed Same. Durante o evento, foi assinada parceria entre a Unimar e o Programa Unesco Chair, voltado para o desenvolvimento de práticas inovadoras, além da consolidação do coordenador do curso, Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge, como novo diretor do setor de inovação da Unesco na América Latina.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, foi uma honra receber tamanho profissional e efetivar parcerias importantes. “Foi uma honra receber o professor Dr. Ahamed em nossa instituição, o que reafirma o potencial da Unimar. Essa foi uma grande oportunidade de apresentar algumas das nossas boas práticas e explorar novas formas de cooperação. Vivemos a era das conexões e, mais do que nunca, a colaboração entre instituições é essencial e esse momento só reforça o nosso compromisso com a inovação e o progresso conjunto”, diz.

Durante a aula magna, o diretor de Inovação da Unesco e das Faculdades Superiores de Tecnologia nos Emirados Árabes Unidos, Prof. Dr. Ahamed Same, destacou o papel central da inovação no desenvolvimento global, ressaltando como os Emirados têm se tornado referência mundial em tecnologia e inovação. Ele enfatizou a importância de contar com profissionais altamente qualificados para liderar esse processo, afirmando que a formação de talentos é essencial para impulsionar mudanças significativas e sustentar o crescimento tecnológico em qualquer país.

O Prof. Dr. Ahamed Same, conta como estava alegre em participar da aula magna e, principalmente, concluir as parcerias. “Estou muito feliz por estar aqui. A energia positiva é contagiante e estamos iniciando uma colaboração importante entre a Unesco e a Unimar que trará frutos pelos próximos anos. Amei essa Universidade, ela é única. Estou animado com essa parceria e acredito que trará muitas outras oportunidades para os acadêmicos em uma jornada de alguns anos, durante a qual trabalharemos juntos”, explica.

Outro marco importante para a Unimar foi a nomeação do coordenador do Mestrado em Administração da Unimar, Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge, como novo diretor do setor de inovação da Unesco para a América Latina, dentro do Programa Applied Edx, que promove a aplicação de inovações tecnológicas no ensino superior, com foco na integração de ferramentas digitais avançadas e na colaboração entre universidades, visando preparar profissionais e instituições para os desafios do futuro.

O convite foi feito pessoalmente por Ahamed. “Carlos é a escolha perfeita para este cargo, graças à sua vasta expertise e experiência tanto no setor empresarial quanto acadêmico. Sua habilidade em conectar teoria e prática, aliada ao seu conhecimento profundo das necessidades do mercado e do ambiente acadêmico, o torna o candidato ideal para liderar o setor de inovação da Unesco na América Latina”, destaca.

O coordenador, que também é presidente da ACIM e lidera o Connect Ambiente de Inovação, enxerga essa nova função como uma oportunidade para ampliar as parcerias da Unimar com universidades de toda a América Latina, consolidando a instituição como referência em inovação e educação. “A partir de agora, as universidades da América Latina buscarão a mim para conhecer práticas e inovações, o que trará grandes benefícios para a Unimar. Terei a chance de estabelecer novas colaborações e trazê-las para fortalecer ainda mais a nossa Universidade”, conta.

A pró-reitora destaca a nomeação. “É com grande alegria que celebramos esta conquista do Carlos, um profissional que tem demonstrado excepcional competência e dedicação tanto no campo acadêmico quanto empresarial. Sua nova função é um reconhecimento merecido do seu trabalho e certamente trará muitas oportunidades para fortalecer ainda mais a posição da Unimar como referência em inovação. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que sua liderança terá nas nossas parcerias e no desenvolvimento de novas iniciativas”, finaliza.

Publicado por em 10 de setembro de 2024 | 27