Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, participa de evento no PPGD Unimar

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) teve a honra de receber a Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, para uma palestra híbrida, realizada no auditório do Bloco IX. Com o tema “Acesso Post Mortem aos Bens Digitais: Mitigação do Princípio da Saisine”, o evento atraiu acadêmicos, docentes e convidados para uma discussão profunda e atual sobre os desafios jurídicos relacionados ao tratamento de bens digitais após o falecimento de seus proprietários.

Durante a palestra, a Ministra abordou questões relacionadas ao conceito de “saisine”, princípio do direito sucessório, que assegura a transferência imediata do patrimônio aos herdeiros após a morte, e como ele é impactado pela crescente presença de bens digitais no patrimônio pessoal. Destacou ainda a importância de uma regulamentação mais clara para esses bens, que inclui contas em redes sociais, arquivos digitais, criptoativos, entre outros, além de sugerir caminhos possíveis para a mitigação de conflitos no âmbito jurídico.

O evento foi mediado presencialmente pelo Assessor de Ministra no STJ e Procurador do Estado de Pernambuco, Renato Ramalho, e pelo Chefe de Gabinete da Ministra no STJ e Defensor Público Estadual, Rodrigo Casimiro Reis. Ambos enriqueceram o debate, proporcionando uma troca de experiências entre todos os presentes.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, exaltou a importância de parcerias como essa para a Universidade. “Ter uma Ministra do Superior Tribunal de Justiça transmitindo seus conhecimentos para os acadêmicos do PPGD é um marco para nossa Instituição. Isso reforça o compromisso da Unimar em oferecer uma formação de excelência, ligada às questões mais relevantes do cenário jurídico nacional e internacional. Somos profundamente gratos a Ministra Nancy Andrighi e sua equipe por compartilharem seus conhecimentos com nossos mestrandos e doutorandos”, destaca.

Aula especial para os mestrandos do PPGD

Além da palestra, os acadêmicos do mestrado do PPGD tiveram a oportunidade de participar de uma disciplina optativa, ministrada pela equipe da Ministra Nancy Andrighi. A aula, que aconteceu na sexta-feira e no sábado, foi um momento ímpar para os alunos do programa. O curso “Temas Atuais sobre Tribunais Superiores: Diálogo entre Direito Público e Privado” foi conduzido pelos assessores Renato Ramalho e Rodrigo C. Reis, e pela Juíza Auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF), Amanda Thomé.

Os temas discutidos foram questões práticas e atuais enfrentadas pelos Tribunais Superiores, proporcionando aos mestrandos uma visão privilegiada sobre os bastidores e o funcionamento dessas instituições. A interação direta com profissionais que atuam nos mais altos tribunais do país elevou o nível das discussões e permitiu que os alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre assuntos como decisões judiciais complexas, precedentes e a intersecção entre o Direito Público e Privado.

O Coordenador do PPGD Unimar, professor Dr. Jonathan Barros Vita, destacou a relevância dessa participação para a formação dos alunos. “É uma honra para o nosso programa receber a Ministra Nancy Andrighi e sua equipe. Uma oportunidade para os nossos mestrandos aprenderem diretamente com aqueles que vivem a realidade dos Tribunais Superiores, proporciona uma experiência única. Esse tipo de contato enriquece a formação acadêmica e amplia os horizontes dos nossos estudantes, preparando-os para lidar com os desafios mais atuais do Direito”, destaca.

“Estas iniciativas destacam o comprometimento da Unimar em proporcionar uma formação robusta e de alta qualidade, que conecta o conhecimento teórico à prática jurídica vívida nos mais altos tribunais do país”, finaliza o coordenador.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 18 de outubro de 2024 | 96

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGD
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD